Porque as vacinas contra a Covid-19 provocam efeitos colaterais e como aliviar os sintomas

Dor de cabeça, moleza no corpo, sonolência e até febre. Essas são algumas reações adversas provocadas pelas vacinas de prevenção à Covid-19. Cada pessoa reage de forma diferente, mas a imunização é a única forma de se manter protegido contra a doença.

Os imunizantes provocam uma inflamação no organismo com o propósito de fazê-lo reagir a esse ataque. A AstraZeneca, por exemplo, pode causar sintomas mais intensos porque foi produzida por meio de um adenovírus, um vírus vivo causador de resfriados em humanos. O mesmo mecanismo é usado na vacina da Janssen.

Já a CoronaVac, do Instituto Butantan, é produzida com um vírus morto e tende a provocar menos o organismo. A Pfizer tem como base o base de RNA (ácido ribonucleico), e o sistema imune dos humanos é treinado para encará-lo como sinal de perigo. A vacina indiana Covaxin tem mecanismo semelhante e segundo especialistas, provoca menos reações adversas.

Muitos são os questionamentos que envolvem a vacina contra a Covid-19. O médico Aluízio Semblano Filho, que desde o início da pandemia atua na linha de frente de combate à doença, ressalta que a melhor vacina é, certamente, a que estiver disponível. “Mesmo com as variações para os casos leves , todas as vacinas disponíveis no Brasil possuem alta eficácia contra as formas graves da doença”, observa.

O especialista aponta que os efeitos colaterais descritos mais comuns são as dores no local da injeção, de cabeça, no corpo e articulações, fadiga, mal-estar, febre, calafrios, e náuseas. Em média, as reações vão de leves a moderadas e normalmente desaparecem em poucos dias, podendo ser administrados anti-térmicos e analgésicos simples, após consulta médica. “Caso os efeitos colaterais das vacinas não cessem no período de até 5 dias, é imprescindível consulta com médico capacitado de confiança”, orienta o especialista.

Vale lembrar que a vacinação, independente de qual fabricante, não substitui ou exclui o uso de máscaras e o isolamento social.

Danielle Ferreira

Recent Posts

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

4 horas ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

6 horas ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

1 dia ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

1 dia ago

Pará Pet Show em Belém foi um sucesso com mais de 10 mil pessoas

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…

2 dias ago

Fique atento! Golpistas usam nome da Anvisa em novo golpe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…

2 dias ago