Porque as vacinas contra a Covid-19 provocam efeitos colaterais e como aliviar os sintomas

Dor de cabeça, moleza no corpo, sonolência e até febre. Essas são algumas reações adversas provocadas pelas vacinas de prevenção à Covid-19. Cada pessoa reage de forma diferente, mas a imunização é a única forma de se manter protegido contra a doença.

Os imunizantes provocam uma inflamação no organismo com o propósito de fazê-lo reagir a esse ataque. A AstraZeneca, por exemplo, pode causar sintomas mais intensos porque foi produzida por meio de um adenovírus, um vírus vivo causador de resfriados em humanos. O mesmo mecanismo é usado na vacina da Janssen.

Já a CoronaVac, do Instituto Butantan, é produzida com um vírus morto e tende a provocar menos o organismo. A Pfizer tem como base o base de RNA (ácido ribonucleico), e o sistema imune dos humanos é treinado para encará-lo como sinal de perigo. A vacina indiana Covaxin tem mecanismo semelhante e segundo especialistas, provoca menos reações adversas.

Muitos são os questionamentos que envolvem a vacina contra a Covid-19. O médico Aluízio Semblano Filho, que desde o início da pandemia atua na linha de frente de combate à doença, ressalta que a melhor vacina é, certamente, a que estiver disponível. “Mesmo com as variações para os casos leves , todas as vacinas disponíveis no Brasil possuem alta eficácia contra as formas graves da doença”, observa.

O especialista aponta que os efeitos colaterais descritos mais comuns são as dores no local da injeção, de cabeça, no corpo e articulações, fadiga, mal-estar, febre, calafrios, e náuseas. Em média, as reações vão de leves a moderadas e normalmente desaparecem em poucos dias, podendo ser administrados anti-térmicos e analgésicos simples, após consulta médica. “Caso os efeitos colaterais das vacinas não cessem no período de até 5 dias, é imprescindível consulta com médico capacitado de confiança”, orienta o especialista.

Vale lembrar que a vacinação, independente de qual fabricante, não substitui ou exclui o uso de máscaras e o isolamento social.

Danielle Ferreira

Recent Posts

Pessoas com albinismo terão novo cuidado no SUS

Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde oficializou a criação de um Grupo de Trabalho…

27 minutos ago

Expansão do PAC leva mais saúde mental ao interior do Pará

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) busca ampliar a infraestrutura nacional em diversas áreas,…

30 minutos ago

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

24 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

24 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

3 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

3 dias ago

This website uses cookies.