O governo peruano declarou situação de emergência nacional de saúde por 90 dias neste domingo (9). A medida é por conta do aumento no número de casos da síndrome de Guillain-Barré, condição neurológica rara e grave. O Peru vive um surto da doença, e 4 mortes já foram registradas desde o começo desse ano. Já são 182 casos confirmados de janeiro a julho, de acordo com um balanço do Ministério da Saúde do Peru.
A emergência em saúde abrange 25 regiões do país. O ministro da saúde do Peru, César Vásquez, informou que essa medida vai permitir ao Ministério da Saúde a compra de imunoglobulina para realizar o tratamento dos pacientes com a doença pelos próximos dois anos.
“Até agora controlamos a doença. Guillain-Barré aparece todos os anos e houve um aumento significativo nas últimas semanas que nos obriga a tomar medidas de Estado para proteger a saúde e a vida da população”, afirmou o ministro à imprensa.
A doença
Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome de Guillain-Barré, é um distúrbio autoimune, ou seja, o sistema imunológico do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso, que são os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo. Geralmente é provocado por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos.
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.