Saúde Tech

Passaporte digital de saúde: OMS e UE firmam parceria histórica para fortalecer segurança sanitária global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a União Europeia (UE) firmaram uma parceria histórica para a implementação de um sistema de certificação de saúde global. A iniciativa tem como objetivo facilitar a mobilidade internacional e proteger as pessoas de ameaças sanitárias, incluindo pandemias.

O primeiro passo será a adoção do sistema de certificação digital de Covid-19 da UE, que já está funcionando em 80 países e territórios. Esse sistema, baseado em certificados e tecnologias de código aberto, tem sido amplamente utilizado e considerado bem-sucedido no combate à pandemia, além de facilitar viagens e turismo internacional.

A OMS pretende disponibilizar essa ferramenta de saúde digital de código aberto a todos os Estados-membros, baseando-se nos princípios de equidade, inovação, transparência, proteção de dados e privacidade. A agência também planeja desenvolver uma ampla gama de produtos digitais para oferecer acesso à saúde de qualidade para todos.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, destacou que os novos produtos digitais de saúde em desenvolvimento têm como objetivo fornecer serviços de saúde rápidos e eficazes a todas as pessoas. A comissária de Saúde e Segurança Alimentar da UE, Stella Kyriakides, ressaltou que a parceria com a OMS permitirá o desenvolvimento de soluções globais de saúde digital.

A OMS utilizará sua estrutura para promover a convergência de certificados digitais, definindo padrões e validando assinaturas digitais para evitar fraudes. No entanto, a agência não terá acesso a dados pessoais, que continuarão sob o controle exclusivo dos governos.

Além disso, a parceria entre a OMS e a UE tem o objetivo de expandir o uso dos certificados digitais para outras finalidades, como a digitalização do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para diversas doenças.

Com o passaporte digital de saúde da OMS, inspirado no modelo europeu, espera-se fortalecer a segurança sanitária global e melhorar o acesso aos serviços de saúde em todo o mundo. A parceria entre as duas entidades trabalhará no desenvolvimento técnico do sistema, que será implementado em etapas, visando proporcionar uma melhor saúde para os cidadãos em escala global.

Romeu Lima

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

22 horas ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

1 dia ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

2 dias ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

2 dias ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

3 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

3 dias ago

This website uses cookies.