Governo

Pará recebe cinco certificações em combate à tuberculose

Representantes de programas de controle da tuberculose, tanto estaduais quanto municipais, se reuniram em Brasília nesta terça-feira, para debater as diretrizes atuais relacionadas ao combate da doença no país.

Durante esse evento organizado pela Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde, o estado do Pará foi homenageado com cinco certificações por atingir metas relacionadas a indicadores.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio de seu Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT), foi elogiada por alcançar a maior porcentagem de utilização de Isoniazida com Rifapentina (3HP) para prevenir a tuberculose, superando todos os outros estados no período de agosto de 2021 a agosto de 2023.

O coordenador estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Cleison Martins, recebeu essa homenagem em um certificado assinado por Ethel Maciel, titular da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.

Outro certificado foi concedido em reconhecimento ao PECT da Sespa, ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e à Rede de Teste Rápido Molecular para Tuberculose (RTR-TB) por atingirem a meta de realizar testes rápidos moleculares para tuberculose (TRM-TB) em 2023 (janeiro a julho) igual ou superior ao valor de 2022 no mesmo período, alcançando um resultado de 10,40%.

O terceiro certificado reconheceu que a Unidade de Referência Especializada (URE) Dr. Ismael Araújo, localizada em Santarém, no Oeste do Pará, alcançou uma taxa de êxito de 100% no tratamento (cura e tratamento completo) de casos novos de tuberculose multidrogarresistente (TB-MDR) e TB resistente à rifampicina (TB-RR) em 2020, superando a meta mínima de 77,5%.

Esses certificados destacam o comprometimento dos profissionais e equipes envolvidos nas atividades de vigilância da tuberculose e no cuidado às pessoas e comunidades afetadas pela doença.

As outras duas certificações reconheceram as realizações dos programas municipais de tuberculose dos municípios de Santarém e Altamira.

Durante a reunião em Brasília, que continuou até hoje, os participantes também debateram a implementação e o monitoramento das estratégias do Plano Nacional de Enfrentamento da Tuberculose como um Problema de Saúde Pública em nível local, bem como os resultados das atividades de controle da doença relacionados aos pilares desse plano.

Fonte: Agência Pará

Romeu Lima

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

32 minutos ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

3 horas ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

1 dia ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

1 dia ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

2 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

2 dias ago

This website uses cookies.