Saúde Pública

Pará: governo inaugura Centro de Hemodiálise para ampliar atendimento

O Governo do Estado do Pará reforça seu compromisso com a saúde da população ao inaugurar o sétimo Centro de Hemodiálise, localizado no Hospital Regional Público de Castanhal. A entrega ocorreu nesta segunda-feira, dia 11, e representa um avanço significativo na oferta de atendimento de alta complexidade em todo o estado.

Ampliando o atendimento em alta complexidade

Desde 2019, o Governo do Pará vem investindo na expansão dos serviços de saúde, especialmente na área de nefrologia. Com a entrega do novo Centro de Hemodiálise, são adicionadas 150 novas máquinas, proporcionando um acréscimo de 900 vagas para pacientes renais crônicos.

Presença do governador na cerimônia de entrega

O Governador do Estado, Helder Barbalho, prestigiou a cerimônia de inauguração e destacou a importância do novo serviço. Durante seu discurso, enfatizou o impacto positivo na vida dos pacientes, mencionando a redução do sofrimento e das dificuldades enfrentadas durante o tratamento.

“Com este sétimo centro entregue na gestão, estamos aproximando os atendimentos, diminuindo o sofrimento e as dificuldades de um tratamento que requer atenção especial. Com isso, o Hospital Regional Público de Castanhal se consolida como um dos mais importantes centros de saúde do Pará.”

Mais conforto e modernidade

O Centro de Hemodiálise do Hospital Regional de Castanhal está equipado com 22 novas máquinas, com a capacidade de realizar 66 sessões por dia, de segunda a sábado, totalizando 1.716 por mês. O objetivo é atender pacientes dos 38 municípios do nordeste do Pará, ampliando em 132 as vagas ofertadas para pacientes renais crônicos.

A Secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz, ressaltou a importância da nova unidade para a região: “Com essa entrega, ampliamos consideravelmente a capacidade de atendimento para pacientes renais, com muito conforto e modernidade. Não será mais necessário que os usuários de Castanhal e de municípios próximos se desloquem até Belém para ter tratamento de qualidade.”

Facilitando o acesso ao serviço

Para ter acesso ao serviço, o usuário do Sistema Único de Saúde (Sus) deve ser encaminhado pela Central Estadual de Regulação, onde estão cadastrados os pacientes que necessitam do tratamento. A hemodiálise, fundamental para pacientes renais crônicos, realiza a limpeza e filtração do sangue, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

O novo Centro de Hemodiálise reforça o compromisso do Governo do Pará em descentralizar e democratizar o acesso à saúde, proporcionando tratamento de qualidade e melhorando a vida da população paraense.

Fonte: Agência Pará

Romeu Lima

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

53 minutos ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

58 minutos ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

2 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

2 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

2 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

2 dias ago

This website uses cookies.