Queimar calorias são fundamentais para as pessoas que querem emagrecer e perder os quilinhos que estão sobrando. Para quem quer se manter no peso ideal, também é importante ficar atento nos treinos que mais queimam calorias para manter a balança calórica em equilíbrio.
Isso significa que para não engordar ou para emagrecer, é necessário queimar mais calorias do que consumir, seja pela ingestão de alimentos ou de bebidas. O fisiatra Dr. Marcus Yu Bin Pai comenta que “a queima de caloria depende do tipo de exercício, intensidade da atividade e da fisiologia de cada pessoa.”
No caso, os homens podem queimar de 15 a 18 calorias por minuto, enquanto as mulheres podem queimar de 13 a 15 calorias por minuto durante os treinos.
Não apenas se preocupar com quais os tipos de treinos que mais queimam calorias, mas é importante sempre lembrar do risco de lesões, ainda mais se a pessoa está despreparada ou sedentária. Além disso, o aumento do apetite e de necessidades metabólicas após o exercício sem um programa de nutrição e dieta adequados, podem ocorrer uma mudança na composição corporal (com diminuição da taxa de gordura), sem perda de peso.
Os treinos que mais queimam calorias
Geralmente, exercícios aeróbicos chegam a queimar perto de 1.000 calorias por hora. Dentre eles, destacam-se:
Zumba
Muito comuns em academias, as aulas consistem em danças de músicas envolvendo muito movimento, fazendo com que o corpo gaste muitas calorias.
Spinning ou ciclismo
A atividade aeróbica, além de queimar calorias, desenvolve e tonifica a musculatura das pernas.
Crossfit
Muito conhecido, vem se tornando cada vez mais popular, com a abertura de boxes de crossfit em muitos lugares. “O crossfit é interessante não apenas para queimar calorias, mas também para ganho de força e massa muscular”, comenta Marcus.
Fartlek
O treino intervalado de corrida consiste em intercalar um ritmo acelerado com um ritmo mais calmo. É como correr em 80% da frequência cardíaca máxima por 300m e 500m em 50% da frequência.
Pular corda
Brincadeira divertida para as crianças, o hábito de pular corda se torna um treino que queima cerca de 900 calorias por hora nos adultos.
HIIT
Os treinos intervalados de alta intensidade (na sigla em inglês, high-intensity interval training) consistem em treinos onde intercalam atividades de intensidade máxima com repouso nos intervalos. Estes, podem ser ativos, onde a pessoa não para de se exercitar, mas os realiza de maneira mais “calma”, ou passivos, quando param totalmente.
Corrida
No caso da corrida com um pace confortável, um corredor queima em média 8 calorias por minuto. O que mais gasta calorias, serão os treinos de maior intensidade ou intervalados. “Depois de correr em um ritmo constante, você continuará a queimar calorias extras durante o resto do dia. Para queimar mais durante e após o treino, adicione tiros rápidos no seu treino, faça variações com intervalos curtos e rápidos e treinos progressivos de subidas na esteira, por exemplo.
*Fonte: Dr. Marcus Yu Bin Pai, Fisiatra, Médico especialista em Dor e Acupuntura, e pesquisador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde oficializou a criação de um Grupo de Trabalho…
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) busca ampliar a infraestrutura nacional em diversas áreas,…
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
This website uses cookies.