O gasto mundial dedicado à luta contra a tuberculose é totalmente insuficiente para relançar a batalha contra a enfermidade após anos de luta suspensa por causa da Covid-19, alertou, na última segunda-feira (21), a OMS (Organização Mundial da Saúde).
O Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose, é celebrado na próxima quarta-feira (24), por isso, a OMS recordou que os objetivos fixados para 2022 “estão em risco, principalmente por falta de financiamento”.
A OMS acrescenta que o gasto mundial em detecção, tratamento e prevenção da tuberculose em 2020 era a metade do objetivo mundial de 13 bilhões de dólares por ano.
“É necessário fazer investimentos urgentes para desenvolver e ampliar o acesso aos serviços e instrumentos mais inovadores para prevenir, detectar e tratar a tuberculose, o que poderia salvar milhões de vidas a cada ano, reduzir as desigualdades e evitar enormes perdas econômicas”, disse o diretor-geral da OMS, Thedros Adhanon Ghebreyesus, em comunicado.
Sobre questões de investigação e desenvolvimento, a organização estima que no mundo todo deveria se investir 1,1 bilhão de dólares adicionais.
A pandemia de Covid-19 anulou o progresso mundial na luta contra essa doença que afeta os pulmões principalmente, de acordo com a OMS. Dessa forma, o número de mortes relacionadas à tuberculose passou a aumentar novamente pela primeira vez em mais de dez anos.
Do período de 2018 a 2020, 20 milhões de pessoas conseguiram receber tratamento contra essa doença, representando 50% do objetivo de cinco anos estabelecido em 40 milhões de pessoas. Nesse mesmo período, 8,7 milhões de pessoas receberam tratamento preventivo, 29% do objetivo fixado em 30 milhões para 2018-22.
O pior quadro acontece entre os mais jovens. Em 2020, 63% das crianças e adolescentes menores de 15 anos com tuberculose estiveram fora do radar dos sistemas de saúde ou então não foram oficialmente informados sobre o acesso aos serviços de testes e tratamentos. Essa proporção foi ainda maior, representando 72% para as crianças menores de 5 anos.
Fonte: R7
Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
This website uses cookies.