A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o lançamento da CoViNet, uma nova rede destinada a facilitar e coordenar esforços globais no combate ao coronavírus. Esta iniciativa visa aprimorar a detecção precoce, monitoramento e avaliação do SARS-CoV-2, MERS-CoV e outros coronavírus de importância para a saúde pública.
A CoViNet surge como uma expansão da rede de laboratórios de referência da OMS para a COVID-19, estabelecida durante os estágios iniciais da pandemia. Inicialmente focada no SARS-CoV-2, causador da COVID-19, a rede agora abordará uma gama mais ampla de coronavírus, incluindo o MERS-CoV e possíveis novas variantes. O Fiocruz é um dos 36 laboratórios em 21 países, distribuídos por todas as 6 regiões da OMS, que composta a CoViNet, que reúne especialistas com experiência em vigilância de coronavírus humano, animal e ambiental.
Lista dos 36 laboratórios dos 21 países AQUI!
Durante uma reunião realizada em Genebra nos dias 26 e 27 de março, representantes dos laboratórios finalizaram um plano de ação para os próximos anos. Este plano visa equipar os Estados-Membros da OMS com melhores capacidades de detecção precoce, avaliação de riscos e resposta aos desafios de saúde relacionados com o coronavírus.
A reunião da CoViNet destaca a importância da abordagem One Health, reunindo especialistas em saúde humana, animal e ambiental. Essa colaboração reforça a necessidade de uma vigilância aprimorada, capacidades laboratoriais robustas, sequenciamento genético e integração de dados para embasar as políticas da OMS e orientar a tomada de decisões.
Dra. Maria Van Kerkhove, Diretora Interina do Departamento de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS, expressou gratidão aos parceiros globais pelo esforço conjunto na compreensão dos coronavírus de alta ameaça. Ela enfatizou que a CoViNet garantirá a detecção, monitoramento e avaliação oportunos dos coronavírus de importância para a saúde pública.
Os dados gerados pela CoViNet serão fundamentais para orientar o trabalho dos Grupos Técnicos Consultivos sobre Evolução Viral (TAG-VE) e Composição de Vacinas (TAG-CO-VAC) da OMS, assegurando que as políticas e ferramentas de saúde global sejam baseadas nas informações científicas mais recentes.
A iniciativa da CoViNet representa um passo significativo na cooperação global contra os coronavírus, unindo esforços para enfrentar os desafios emergentes e fortalecer a preparação e resposta a futuras ameaças à saúde pública.
Fonte: OMS
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.