Descoberta na África do Sul e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de preocupação, a Ômicron já se manifestou no Brasil e mais 28 países. As pesquisas ainda são escassas para determinar a transmissão, letalidade e resistência às vacinas. O que se sabe até o momento é que os sintomas da Ômicron são diferentes da variante Delta, responsável pela maioria dos casos mais recentes de Covid-19 no mundo.
Perguntas e respostas: sobre o que se sabe da Ômicron
A médica Angelique Coetzee atendeu a vários pacientes com a nova variante antes de ela ser descoberta, e percebeu que há mudança nos sintomas apresentados nos pacientes infectados. De acordo com ela, que é presidente da Associação Médica da África do Sul, os sintomas da Ômicron relatados pelos pacientes foram:
Segundo a médica, os sintomas da Ômicron se parecem mais com a variante Beta. O cansaço foi o principal sintoma que levou as pessoas a procurarem pela a ajuda da médica. Os sintomas mais comuns da Delta são pulsação elevada, baixos níveis de oxigênio e perda de olfato e paladar.
Até agora, os pacientes com a nova Ômicron no organismo apresentaram sintomas leves. A nova variante preocupa a OMS e os países devido a 50 mutações que ela apresenta, sendo 32 apenas na proteína S, que é o principal alvo das vacinas desenvolvidas até então. Se acredita que ela também possa ser mais transmissível que a Delta, pois aumentou o número de casos de Covid-19 da África do Sul.
Fonte: O Globo
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.