Doenças

Ocorreu a Oficina Estadual sobre HTLV: Saindo da Invisibilidade

Em Belém, a Oficina Estadual sobre Vírus Linfotrópico de Células T Humana (HTLV) mostrou a importância de se discutir uma doença infecciosa ainda pouco conhecida e sem cura.

Realizada no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a oficina foi promovida por especialistas do Ministério da Saúde (MS) e reuniu técnicos da Sespa, gestores municipais dos Serviços de Atenção Especializada (SAES) e representantes da sociedade civil.

O objetivo principal foi compartilhar informações sobre o HTLV e o fluxo de assistência a pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará.

INTEGRALIDADE DO SUS E CONHECIMENTO SOBRE HTLV

Jair Brandão, consultor técnico do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI), do Ministério da Saúde, destacou a importância da oficina.

“Esperamos levar conhecimentos que possibilitem aos profissionais compreender desde a transmissão à prevenção”, afirmou.

Descoberto nos anos 1980, o HTLV é um retrovírus que, assim como o HIV, afeta os linfócitos T do sistema imunológico.

Os sintomas podem ser inespecíficos, dificultando o diagnóstico precoce, incluindo gânglios inchados, alterações na visão, fraqueza, dormência, dor no corpo, dermatites e problemas neurológicos.

A transmissão ocorre por contato sexual desprotegido, compartilhamento de seringas, transfusões sanguíneas e de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

DEBATE SOBRE PREVENÇÃO E CUIDADOS

No evento, foram abordados temas como o cenário estadual e nacional, prevenção, diagnóstico, rede de cuidados e transmissão vertical do HTLV.

Os participantes puderam esclarecer dúvidas e participar de discussões. A médica infectologista Romina Oliveira ressaltou a importância da capacitação.

“É importante que tanto os profissionais de saúde quanto a sociedade civil estejam munidos de estratégias de como agir com os pacientes”, disse.

Antônio Vallinoto, chefe do Laboratório de Virologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), enfatizou a relevância da capacitação para melhorar a leitura da prevalência do HTLV no Pará.

Já Samuel Cruz, técnico da Coordenação Estadual de IST/Aids, alertou para a necessidade de informar a população sobre a existência do vírus e orientou sobre o fluxo de atendimento dentro da rede de saúde.

AÇÕES DE PREVENÇÃO E IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE

Atualmente, não há vacina ou medicamento específico contra o HTLV. O tratamento foca em combater os sinais e sintomas, como a interrupção da amamentação para lactentes expostas. A prevenção mais eficaz envolve o uso de preservativos e a não partilha de seringas e objetos perfurocortantes.

Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que haja entre 5 e 10 milhões de infectados por HTLV no mundo, com pelo menos 800 mil no Brasil. No Pará, oito casos foram confirmados em 2022 e sete em 2023.

A oficina também abriu espaço para a manifestação da sociedade civil. Representantes de diversas ONGs e coletivos compartilharam testemunhos sobre a luta por visibilidade e melhores condições para pessoas diagnosticadas com HTLV, que enfrentam estigma e discriminação.

O evento em Belém foi um passo importante para tirar o HTLV da invisibilidade e reforçar a necessidade de conhecimento e ações coordenadas para enfrentar essa infecção.

Fonte: Agência Pará

Romeu Lima

Recent Posts

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

11 horas ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

13 horas ago

Pará Pet Show em Belém foi um sucesso com mais de 10 mil pessoas

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…

1 dia ago

Fique atento! Golpistas usam nome da Anvisa em novo golpe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…

2 dias ago

Felicidade tem preço? Entenda a relação com o dinheiro

Happy Businessman and Businesswoman Standing in a Pile of Money, Success and Wealth Concept Dinheiro…

3 dias ago

Reajuste de remédios em 2025: menor aumento desde 2018

Heap of assorted various medicine tablets and pills different colors Desde 2018, os medicamentos terão…

3 dias ago

This website uses cookies.