Exemplos de bactérias e vírus Imagem criada por inteligência artificial
Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola, sarampo e hepatite A, outras podem retornar em múltiplas ocasiões ao longo da vida. Essa recorrência depende não apenas da resposta do sistema imunológico, mas também das características individuais de cada patógeno envolvido.
Vai depender também de como as nossas células de defesa vão responder à ameaça, o tipo de agente causador da doença, sem contar se esse agente possui ou não uma mutação que possa ser resistentes aos anticorpos e as vacinas.
Essa complexidade, aliada à falta de informação, pode levar muitas pessoas a acreditarem que, uma vez contraídas, estarão imunes para sempre. No entanto, essa percepção nem sempre é precisa, destacando a importância da prevenção, vacinação e cuidados contínuos. Veja as doenças com potencial recorrente:
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue possui quatro sorotipos diferentes, aumentando as chances de reinfecção e complicando o quadro clínico.
“Meningite, covid-19, influenza, pneumonia, infecções de pele e urinárias também podem ser readquiridas”, destaca a infectologista Rosana Richtmann.
Essa IST, causada pela bactéria Treponema pallidum, não confere imunidade permanente, mesmo após tratamento bem-sucedido.
Embora a maioria tenha apenas uma ocorrência na vida, o vírus Varicela-zoster pode reativar-se, causando herpes zoster, especialmente em momentos de estresse ou imunossupressão.
Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, é possível adquirir tuberculose mais de uma vez, especialmente em ambientes fechados com exposição a pessoas não tratadas.
A imunidade após a infecção não é completa, permitindo a reinfecção em áreas endêmicas, como América do Sul, África e parte da Ásia.
Outra IST, pode ser adquirida mais de uma vez, enfatizando a importância do uso consistente de preservativos.
Além do herpes zoster, os tipos oral e genital podem reativar-se em crises, especialmente durante períodos de baixa imunidade.
A hepatite C pode ser readquirida, enquanto a hepatite B é prevenível por vacinação, mas os não vacinados e portadores crônicos ainda correm risco de reinfecção.
Com mais de 200 tipos, o HPV pode ser contraído mais de uma vez, destacando a importância da prática de sexo seguro e exames regulares.
Fonte: Viva Bem
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
This website uses cookies.