Doenças

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola, sarampo e hepatite A, outras podem retornar em múltiplas ocasiões ao longo da vida. Essa recorrência depende não apenas da resposta do sistema imunológico, mas também das características individuais de cada patógeno envolvido.

A COMPLEXIDADE DA IMUNIDADE

Vai depender também de como as nossas células de defesa vão responder à ameaça, o tipo de agente causador da doença, sem contar se esse agente possui ou não uma mutação que possa ser resistentes aos anticorpos e as vacinas.

Essa complexidade, aliada à falta de informação, pode levar muitas pessoas a acreditarem que, uma vez contraídas, estarão imunes para sempre. No entanto, essa percepção nem sempre é precisa, destacando a importância da prevenção, vacinação e cuidados contínuos. Veja as doenças com potencial recorrente:

DENGUE

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue possui quatro sorotipos diferentes, aumentando as chances de reinfecção e complicando o quadro clínico.

“Meningite, covid-19, influenza, pneumonia, infecções de pele e urinárias também podem ser readquiridas”, destaca a infectologista Rosana Richtmann.

SÍFILIS

Essa IST, causada pela bactéria Treponema pallidum, não confere imunidade permanente, mesmo após tratamento bem-sucedido.

CATAPORA (VARICELA)

Embora a maioria tenha apenas uma ocorrência na vida, o vírus Varicela-zoster pode reativar-se, causando herpes zoster, especialmente em momentos de estresse ou imunossupressão.

TUBERCULOSE

Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, é possível adquirir tuberculose mais de uma vez, especialmente em ambientes fechados com exposição a pessoas não tratadas.

MALÁRIA

A imunidade após a infecção não é completa, permitindo a reinfecção em áreas endêmicas, como América do Sul, África e parte da Ásia.

GONORREIA

Outra IST, pode ser adquirida mais de uma vez, enfatizando a importância do uso consistente de preservativos.

HERPES

Além do herpes zoster, os tipos oral e genital podem reativar-se em crises, especialmente durante períodos de baixa imunidade.

HEPATITE B E C

A hepatite C pode ser readquirida, enquanto a hepatite B é prevenível por vacinação, mas os não vacinados e portadores crônicos ainda correm risco de reinfecção.

HPV

Com mais de 200 tipos, o HPV pode ser contraído mais de uma vez, destacando a importância da prática de sexo seguro e exames regulares.

Fonte: Viva Bem

Romeu Lima

Recent Posts

Fiocruz solicita produção de vacina contra dengue no Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deu mais um passo importante na luta contra a dengue…

5 horas ago

Brasil investe R$ 4,2 bilhões para fortalecer indústria da saúde

Durante a última reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), realizada em…

5 horas ago

Ministério da Saúde avalia crise climática em Altamira e Marabá

Em meio a uma das piores crises climáticas já vividas na Amazônia, o Ministério da…

6 horas ago

Equipe de Emergências Climáticas realiza diagnóstico no Pará

Dia 14, a equipe da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, um…

1 dia ago

Brasil registra crescimento de médicos, mas enfrenta desafios

O Brasil tem experimentado um aumento significativo no número de médicos ao longo dos últimos…

1 dia ago

Entenda o caso dos transplantes de órgãos e HIV no Rio

Pacientes que receberam transplantes de órgãos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no…

3 dias ago

This website uses cookies.