Logo do Programa Farmácia Popular
Medicamentos para tratar colesterol, triglicerídeos elevados, doença de Parkinson, glaucoma e rinite estão disponíveis gratuitamente no Programa Farmácia Popular Brasileira (PFPB), deste quarta-feira (10)
O Ministério da Saúde anunciou que a medida pretende “garantir e melhorar a disponibilidade de medicamentos para o tratamento de doenças e agravos com maior prevalência e impacto social”.
Esses medicamentos, anteriormente oferecidos com descontos de até 90%, agora serão completamente gratuitos, facilitando o acesso a tratamentos essenciais para a população.
Fundado em 2004, o PFPB oferece produtos para 12 doenças ou problemas de saúde em farmácias privadas, tanto de forma gratuita quanto co-paga.
Em 2023, o governo incluiu tratamentos gratuitos para osteoporose e contraceptivos. Este ano, absorventes higiênicos foram adicionados à lista de produtos oferecidos. Com essa expansão, a maioria dos itens agora é gratuita.
Medicamentos para tratar diabetes tipo 2 e fraldas para idosos com incontinência continuam no programa, sendo gratuitos para beneficiários do Bolsa Família.
Especialistas destacam que, ao longo de quase duas décadas, o programa demonstrou eficácia em reduzir a morbidade e mortalidade entre as populações de alto risco.
Um estudo do Instituto de Economia Aplicada (Ipea) revelou que, em 2016, o PFPB evitou 287,3 mil internações e 19,4 mil mortes por hipertensão, diabetes e asma, economizando R$ 233 milhões em internações no Sistema Único de Saúde (SUS).
Aqui estão alguns dos medicamentos agora disponíveis gratuitamente pelo PFPB:
Hipertensão arterial
Diabetes
Asma
Anticoncepcionais
Osteoporose
Dislipidemia
Rinite
Doença de Parkinson
Glaucoma
Dignidade menstrual
Incontinência
Diabetes Mellitus associada a doença cardiovascular
Essas novas inclusões representam um avanço significativo no acesso a tratamentos de saúde essenciais, fortalecendo o compromisso do governo em promover a saúde e o bem-estar da população brasileira.
Fonte: Conselho Federal de Farmácia
Arte da apresentação do "Movimento Brasil contra a Dengue" feita pelo Ministério da Saúde O…
Herói médico trabalhando durante a pandemia global de coronavírus Por Rawpixel Há cinco anos, o…
Profissionais de saúde do sexo feminino sentadas em um hospital, de corpo inteiro Por monkeybusiness…
Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…
Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
This website uses cookies.