Mudanças no ciclo menstrual podem indicar doenças

O ciclo menstrual considerado normal geralmente tem duração entre 21 a 35 dias. Durante esse período, o corpo da mulher passa por muitas mudanças. O fluxo menstrual pode passar por alterações que deixam o ciclo irregular, portanto, é necessário se atentar a essas mudanças, pois, elas podem indicar problemas de saúde. 

Segundo a ginecologista Ana Paula Fonseca, o ciclo menstrual pode apresentar mudanças no início, mas que pode normalizar com o tempo. “Depende da fase em que a mulher se encontra logo após primeira menstruação, por exemplo, até os três primeiros anos principalmente, esse eixo ainda é imaturo, sendo nessa fase, bastante comum as variações do ciclo, mas com o passar do tempo a tendência é que tudo vá se ajustando e a menina adote um ciclo mais regular”, afirma.  

A especialista explica quais são as principais causas de mudanças durante a menstruação. “As variações hormonais, das mais variadas naturezas. Lembrar que o que rege o ciclo são hormônios, e algumas alterações metabólicas, da tireoide ou até mesmo ovarianas podem interferir e mudar esse padrão”, destaca.  

De acordo com Ana Paula, na maioria das vezes, a mudança do ciclo menstrual acaba sendo uma consequência de alguma doença e não o contrário, mas é possível citar doenças como a endometriose, a síndrome de ovários policísticos, miomas, pólipos endometriais, cistos, além de patologias que podem envolver alteração direta no padrão do ciclo.  

Por fim, a médica recomenda as principais orientações ao perceber alterações na menstruação. “Procurar um profissional. Qualquer mudança deve ser avaliada. Estar com seus exames e sua consulta em dia é fundamental. E pode, de forma precoce, minimizar muitos problemas futuros”, conclui.  

Milena Alves

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

12 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

12 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

3 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

3 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

3 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

3 dias ago

This website uses cookies.