João Risi- MS
O Ministério da Saúde inaugurou, neste mês de agosto, em Dourados (MS), a primeira unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) especializada no atendimento à população indígena do país.
De acordo com a pasta, cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e quatro motoristas-socorristas devem oferecer atendimento a aproximadamente 25 mil indígenas da região da Terra Indígena (TI) Jaguapiru, encaminhando os pacientes para hospitais de referência da região.
Dos 14 profissionais já contratados, sete são indígenas e bilíngues. A unidade de Dourados funciona como projeto-piloto e integra o esforço do governo federal para universalizar o Samu 192 até o fim de 2026, segundo a pasta.
O Ministério da Saúde pretende reduzir pela metade o tempo médio de espera por uma ambulância na área atendida. Para alcançar essa meta, a pasta investirá R$341 mil reais por ano, para custear o serviço móvel.
O secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, em nota divulgada pelo Ministério da Saúde, afirmou que a iniciativa foi realizada em uma data simbólica (o Dia Internacional dos Povos Indígenas) e em um local de alta densidade demográfica, que integra um conjunto de esforços para garantir atenção integral à população indígena, começando pela atenção primária à saúde.
Fonte: Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização do relógio inteligente Glicowatch, que…
No Dia dos Pais, é comum buscar o presente perfeito para o pai que aconselha,…
A unidade de investigação biomédica da Agência Francesa para a Energia Nuclear e as Energias…
Cinco hospitais públicos do Pará mantêm hortas hospitalares ativas, que aliam a produção de alimentos…
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou na segunda-feira (4), que o…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu um webinar para apresentar o projeto-piloto do…
This website uses cookies.