A partir desta segunda-feira (8), a população pode autodeclarar informações referentes à raça/cor, nome social, orientação sexual e identidade de gênero no aplicativo Meu SUS Digital.
A nova funcionalidade também está disponível na ficha de cadastro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A medida garante que todas as informações editadas e autodeclaradas sejam integradas ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS).
Dessa forma, as declarações feitas no aplicativo serão refletidas nos sistemas das unidades básicas de saúde de todo o país.
Essa iniciativa visa garantir a integridade das informações dos cidadãos no Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando o mapeamento das condições de saúde de diversos grupos da sociedade e viabilizando políticas públicas específicas.
Ao acessar o aplicativo, os usuários serão convidados a preencher a autodeclaração, com uma mensagem destacando a importância da autodeclaração do campo raça/cor, que deverá ser preenchido obrigatoriamente.
Para editar esse campo ou atualizar nome social e endereço, será necessário acessar a aba “Meu Perfil”, onde o usuário será direcionado para o Registro de Autodeclaração. Nesse espaço, poderão corrigir ou incluir novas informações em seus perfis.
Para realizar a autodeclaração, é necessário que o usuário tenha uma conta com selo Ouro ou Prata de confiabilidade no portal GOV.BR. Caso possua uma conta nível Bronze, o aplicativo fornecerá instruções sobre como aumentar o nível de segurança.
Nas UBSs, os campos de orientação sexual e identidade de gênero na ficha de cadastro de informação do cidadão são perguntas obrigatórias, feitas por profissionais de saúde durante o atendimento, respeitando a autonomia dos usuários, que podem escolher se querem ou não respondê-las.
Com a nova atualização, os usuários podem escolher entre 7 orientações sexuais (heterossexual, gay, lésbica, bissexual, assexual, pansexual e outro) e 7 identidades de gênero (homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero, travesti, não-binário e outro).
A atualização de dados cadastrais ocorre periodicamente, para contribuir para um melhor cuidado da saúde LGBTQIAPN+.
A nova funcionalidade do Meu SUS Digital representa um passo importante na promoção da inclusão e do respeito à diversidade no atendimento de saúde pública.
Fonte: Ministério da Saúde
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.