Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

A medicina alternativa da acupuntura é uma técnica que utiliza aplicação de agulhas em pontos do corpo para tratar doenças físicas, emocionais e até dores. O método é indicado como uma alternativa para reforçar o sistemas imunológico e tratamentos como ansiedade e depressão.

Especialistas afirmam qualquer pessoa pode fazer acupuntura, podendo inclusive ser feita em crianças. No Brasil, a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares (PICS), do Ministério da Saúde.

Em Belém, a técnica é utilizada pelo acupunturista Lívio Falcão, que explica que a acupuntura é capaz de manter o organismo em equilíbrio. “Trabalhando nossa respiração, movimentando o corpo, ter pensamentos claros, cuidar da alimentação e dormir bem. Então a acupuntura e a medicina chinesa servem para reequilibrar o que foi danificado por nossos hábitos”, afirmou.

Acupunturista Lívio Falcão. Foto: Arquivo pessoal.

As sessões podem ser feitas após avaliação e anamnese, exame físico e exames complementares. “Como cada paciente demanda determinado tratamento, não há um número certo de sessões. Tudo depende das dores, lesões e/ou queixas e da reação fisiológica de cada pessoa após cada sessão. Em seguida da avaliação, podem ser realizadas diversas técnicas da medicina tradicional chinesa (MTC) como; acupuntura com agulhas, ventosas, auriculoterapia, crâniopuntura, eletroacupuntura, cromopuntura, moxabustão, além de exercícios e alongamentos. Cada sessão de acupuntura pode durar de 30 minutos a um hora. Durante a sessão podem ser utilizados diferentes combinações de técnicas da MTC”, explicou Lívio.

Os resultados da acupuntura são rápidos, podendo ser percebido logo na primeira sessão. “Normalmente os resultados são rápidos, por isso a procura é bem grande. Podemos com uma única sessão, melhorar a dor ou a função de determinado músculo ou articulação, além de melhorar outras questões mentais e emocionais”, revelou.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio