Imagem - Freepik
O Linfoma é um tipo de câncer no sangue que atinge mais de 12 mil brasileiros por ano, durante o mês de agosto, políticas de conscientização e informações são reforçadas com o objetivo de combater a doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados 12.040 novos casos da doença por ano no Brasil. Os homens são mais acometidos, com 6.420 casos, contra 5.620 em mulheres. O número de mortes registradas em 2021 foi de 4.469.
Os atores Reynaldo Gianecchini e Edson Celulari; a escritora Glória Perez; a ex-presidente Dilma Rousseff; o cantor Jorge Aragão e o comentarista esportivo Caio Ribeiro são exemplos de pessoas conhecidas que foram acometidas por um linfoma, câncer que atinge o sistema linfático.
O cantor Netinho, de 58 anos, passou por um tratamento contra um Linfoma, diagnosticado em fevereiro deste ano. Netinho procurou atendimento médico por causa de dores nas costas e nas pernas e chegou a ficar quase um mês internado.
A hematologista do Centro de Tratamento Oncológico (CTO), Camila Marca, explica que o Linfoma é um tipo de câncer do sangue, assim como a Leucemia, que afeta os linfócitos, células responsáveis por proteger o corpo contra infecções e doenças. “O Linfoma compromete o pleno funcionamento desse sistema de defesa, o que pode torná-lo menos eficaz no combate a infecções”, explica a hematologista Camila Marca, do Centro de Tratamento Oncológico (CTO).
O câncer Linfático possui diversos subtipos, mas é classificado em dois principais: o Linfoma de Hodgkin, que geralmente é identificado na região do pescoço ou do tórax e apresenta crescimento rápido e agressivo. Ele é mais comum entre adolescentes e adultos jovens, entre 15 e 29 anos, ou em pessoas acima dos 55 anos. Já o Linfoma não-Hodgkin pode surgir em qualquer parte do corpo e costuma ter um crescimento mais lento, afetando predominantemente pessoas mais velhas.
Camila Marca diz que não existe um protocolo de rastreamento da doença ou uma rotina de prevenção para a doença. “O que dá pra você fazer, é reconhecer quando algo não está bem com o seu corpo e assim procurar de forma mais rápida um atendimento médico, uma avaliação. Os sintomas mais comuns são o surgimento de gânglios ou mais conhecidos como línguas, que podem acontecer no pescoço, axila e virilha. Caso elas sejam persistentes e duram mais que 30 dias, com crescimento, é de extrema importância procurar um profissional de saúde.”
Outros sintomas da doença são: inchaço no abdômen, sintomas gerais constitucionais chamados como perda de peso sem motivo aparente, febre persistente e sudorese noturna.
“O tratamento envolve uma variedade de abordagens terapêuticas, desde radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, até o transplante de medula óssea. Temos avançado muito nos tratamentos, proporcionando altas taxas de sobrevida e cura para os pacientes”, enfatiza a hematologista.
A campanha “Agosto Verde Claro” é uma das formas de prevenção, pois garante à informação e a conscientização. A campanha foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O principal alerta é sobre a importância do diagnóstico precoce.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dobrou para 50% as tarifas sobre as importações…
No Estado do Pará, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup),…
De acordo com artigo desenvolvido pelo Ministério da Saúde a estimulação precoce pode ser definida…
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Sesma), realiza o Dia…
Alunos de Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) criaram e…
Foto: Joédson Alves - Agência Brasil Os Procons da Bahia, da Paraíba, do Piauí e…
This website uses cookies.