Dor de cabeça, um incômodo em nossas vidas, seja diariamente ou esporadicamente e que aflige praticamente toda a população mundial. Sejam leves ou intensas, a dor de cabeça ou cefaleia é um sintoma que devemos ficar atentos por ser um sinal de que alguma coisa está errada com o nosso corpo. Sem distinção de gênero ou até mesmo de idade, a dor de cabeça pode ser manifestada por inúmeras doenças, principalmente por ansiedade, estresse, cansaço, falta de sono e até desidratação.
Sendo assim, o brasileiro tem um costume de se automedicar quando esse fenómeno se apresenta, principalmente sem consultar um profissional. A farmacêutica e bioquímica Luciane Ribeiro da Farmácia Tem Tudo Popular explica que aos primeiros sinais de dor de cabeça “o ideal é tomar um analgésico simples como paracetamol, dipirona ou ibuprofeno, caso o paciente não seja alérgico a nenhuma dessas substâncias”.
A lista de variedades de medicamentos para a cefaleia é maior que se possa imaginar e que podem ser comprados sem receita médica. Além dos já citados paracetamol, dipirona ou ibuprofeno. Há também o ácido acetilsalicílico, citrato de orfenadrina e um composto de paracetamol com cloridrato de fenilefrina. Vale ressaltar que devemos estar atentos às contraindicações e não utilizá-los em doses maiores do que as recomendadas prescritas na posologia da bula.
Luciane lembra que é importante observar o período em que essa dor costuma aparecer e que os analgésicos em sua maioria têm efeito com 15 a 30 minutos após a administração deles. “Daí a importância de conversar com o farmacêutico antes de qualquer escolha medicamentosa, a fim de receber uma orientação segura e precisa”.
A dor de cabeça deve ser levada a sério, e se o problema for frequente, procurar um especialista para que possa ser investigado, “pois a dor de cabeça pode ser um sintoma da pressão alta, problemas de visão, entre outras inúmeras possibilidades, que só com um médico e através de exames específicos, chegará em um diagnóstico preciso” afirma a farmacêutica.
Na Rede de Farmácias Tem Tudo Popular localizada nas cidades de Marituba, Vila dos Cabanos, Abaetetuba, Paragominas, Parauapebas, Tucuruí e Capanema, tem farmacêutico em tempo integral e a disposição com uma variedade de medicamentos disponíveis e indicar o mais apropriado para esse desconforto.
Luciane pontua ainda que a auto medicação pode trazer vários riscos a saúde, “e lembre-se, a distância do medicamento para o veneno é a dose”.
Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
This website uses cookies.