O medicamento rituximabe, que já consta na rede pública de saúde com outras indicações de uso (artrite reumatoide e linfomas não-Hodgkin-m, linfoma de grandes células B e linfoma folicular), foi incorporado também para pacientes com leucemia linfocítica crônica. O tema foi apresentado na 120ª Reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), após retorno da consulta pública. A tecnologia foi avaliada pela Conitec associada à quimioterapia com fludarabina e ciclofosfamida (FCR) para o tratamento de primeira linha da leucemia linfocítica crônica.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) foi o demandante e elaborador do relatório de recomendação apresentado à Conitec, com foco em ampliar o uso do rituximabe associado à fludarabina e ciclofosfamida.
A LLC ocorre quando os linfócitos B passam a se reproduzir de forma acelerada e desordenada e perdem sua função.
O diagnóstico é estabelecido por meio de exames de sangue, a fim de contar e identificar células anormais do sangue e observar quais tipos de células estão presentes na amostra analisada.
Em comparação aos pacientes que receberam apenas fludarabina e ciclofosfamida (FC), disponíveis como tratamento de primeira linha no SUS, o uso da FCR aumentou o tempo de vida dos pacientes, com períodos livres de sintomas e sem agravo da doença.
Na Perspectiva do Paciente, quando o usuário do SUS apresenta um relato na reunião da Conitec sobre a experiência de viver e/ou conviver com as mais diversas condições de saúde, confirmou-se o que foi observado na literatura. O participante relatou que teve evento adverso, como a perda de neutrófilos, mas ao fim dos seis ciclos já estava estabilizado e com a LLC em remissão.
Em resumo, observou-se que a associação de fludarabina, ciclofosfamida e rituximabe (FCR) pode trazer benefícios clínicos em termos de aumento de sobrevida para pacientes com LLC em primeira linha de tratamento.
Fonte: Ministério da Saúde
Foto: Fiocruz
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.