Maio Verde alerta sobre a prevenção e o combate ao glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular que atinge cerca de 1 a 2% da população mundial, e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, estima-se que, até 2040, mais de 100 milhões de pessoas poderão sofrer os efeitos da doença que atinge o nervo óptico e pode levar à cegueira. No Pará, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) é referência no diagnóstico e tratamento do glaucoma, atendendo em média até 150 pacientes por mês, e em alusão ao Maio Verde, mês dedicado à prevenção, e ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 de maio, o hospital faz um alerta para a importância do diagnóstico precoce.  

“O principal fator de risco para o glaucoma é a elevação da pressão intraocular, e a doença costuma ser silenciosa. Quando a pessoa tem os primeiros sintomas de dificuldade para enxergar, a doença já está avançada”, explica o médico oftalmologista do HUBFS, Roberto Leão. Ele ressalta que o glaucoma, na grande maioria das vezes, não dói, e que a melhor maneira de se prevenir é consultar o médico oftalmologista regularmente, de preferência uma vez ao ano.  

Diagnóstico precoce – A prevalência do glaucoma aumenta com a idade, mas não existe uma idade específica para o começo da prevenção, comenta o médico Roberto Leão. “O diagnóstico precoce é importante para evitar a perda visual irreversível causada pelo glaucoma. O tratamento não é capaz de recuperar a visão perdida, mas sim de manter a visão que ainda está preservada. Portanto, quando mais cedo indicar o tratamento, mais chances de a pessoa não ficar cega”. 

O Hospital Bettina Ferro faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e disponibiliza o diagnóstico do glaucoma por meio do exame de fundo de olho (oftalmoscopia), além de outros exames como paquimetria, gonioscopia, campimetria computadorizada, retinografia, tomografia de coerência óptica (OCT). A unidade hospitalar também realiza a dispensação de colírios para o controle da pressão intraocular, além de ofertar tratamento a laser e cirurgia de glaucoma em pacientes adultos e crianças com glaucoma congênito.  

Números – O Bettina Ferro é referência no atendimento de glaucoma no estado do Pará e, em 2020, mesmo com as medidas de restrição necessárias para o combate à covid-19, realizou mais de 1700 atendimentos. Nos primeiros meses de 2021, ainda com a capacidade reduzida em 50% por conta da pandemia, a Unidade da Visão do HUBFS já realizou 751 atendimentos ambulatoriais e 16 cirurgias (no período de janeiro de 2020 até maio de 2021). No entanto, a médica Raíssa Casseb, chefe da Unidade da Visão do Bettina Ferro, afirma que a procura por atendimento caiu após o início da pandemia. “Alguns pacientes não compareceram aos retornos e acabaram ficando com exames atrasados, o que dificulta o tratamento e pode levar à perda da visão”, alerta a oftalmologista. 

Como ser atendido – Os pacientes são regulados pelo Departamento de Regulação (DERE) do município, por isso precisam se dirigir a uma unidade básica de saúde e solicitar encaminhamento para a referência em oftalmologia pelo SUS. No dia 29, em alusão ao Mês de Combate ao Glaucoma, o Bettina Ferro realizará, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), uma triagem de 100 pacientes oriundos da atenção primária em Belém, com mais de 60 anos e histórico familiar de glaucoma. O objetivo é agilizar o atendimento e o diagnóstico precoce dessas pessoas, que serão inseridas na regulação do hospital para continuidade do tratamento. Mais informações serão divulgadas em breve no site www.chu-ufpa.ebserh.gov.br.  

Editor

Recent Posts

A Reforma Tributária acabaria com o plano de saúde empresarial?

Grandes empregadores estão ponderando a drástica medida de cancelar os planos de saúde oferecidos aos…

16 horas ago

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

4 dias ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

4 dias ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

4 dias ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

5 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

5 dias ago

This website uses cookies.