Durante o jogo entre a Seleção Brasileira e Uruguai na noite de terça-feira (17), o atacante Neymar sofreu uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA). Esta é uma parte do joelho que une os ossos tíbia e fêmur, e é essencial para dar estabilidade da articulação.
Além disso, o jogador também machucou o menisco, que é uma cartilagem que age como uma almofada entre os ossos e ajuda na absorção de impactos.
Para esse tratamento, é necessária a realização de cirurgia, na qual os médicos substituem o ligamento lesionado por um enxerto. A taxa de sucesso do procedimento ultrapassa os 95%. Já o tempo de recuperação é longo, e o atacante pode ficar até oito meses afastado de campo.
De acordo com o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). A contusão é bastante frequente em esportes que exigem mudanças frequentes de posição, como o futebol. “O mecanismo do trauma geralmente envolve a movimentação do joelho para dentro ao mesmo tempo em que a tíbia é rotacionada para fora e o pé está preso ao chão”, afirma o especialista.
Assim como a cirurgia é de extrema importância, o processo de reabilitação pós-operatória também é. “Se realizada de maneira inadequada, a cirurgia pode comprometer o sucesso do tratamento. Esse processo envolve, principalmente, sessões de fisioterapia, com foco inicial na recuperação dos movimentos e, depois, no fortalecimento do ligamento”, afirma o médico.
Fonte: Metrópoles
Foto: Guillermo Legaria/Getty Images
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.