Para se informar, entretenimento e até relaxar. O hábito da leitura é capaz de proporcionar várias funções, inclusive contribuindo para a saúde mental. Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido revelou que pessoas que leem tiveram uma redução de 68% nos níveis de estresse, além da diminuição da frequência cardíaca e diminuição da tensão muscular.
A psicóloga Ana Claudia Machado afirma que dentre os benefícios sociais, intelectuais e pessoais, a leitura estimula o funcionamento cognitivo do cérebro. “Entre os diversos benefícios sociais, intelectuais e pessoais que a leitura traz, em termos fisiológicos, o ato estimula o funcionamento cognitivo do cérebro. A região cerebral responsável é chamada de córtex pré frontal, onde ocorre a ação do neurotransmissor acetilcolina”, explicou.
As funções cognitivas como concentração, memória, velocidade do processamento de informações, capacidade de planejar e executar ações são alguns dos benefícios provocados, segundo a psicóloga. “A grande motivação é o interesse. Aquilo que for entendido como interesse da pessoa, é captado é interpretado com maior flexibilidade para o cérebro. Que, por sua vez, encarará a atividade da leitura como um reforço prazeroso”, afirmou.
A leitura é um ótimo exercício para prevenir quadros demenciais, segundo a psicóloga. “Quando você lê uma frase, recupera conhecimentos antigos que se integram na afirmativa lida, e esse trabalho mantém a memória jovem e operante. Ela pode prevenir a instalação de quadros demenciais e rebaixamentos cognitivos. Mantendo a capacidade funcional (em amplo sentido na vida da pessoa- intelectual, social, se divertir etc). Além da ação preventiva, é importante para o retardar o agravamento de quadros já existentes”, falou.
A psicóloga fala que a leitura integra diversas áreas do córtex, moldando os grupos importantes do conhecimento. “O hábito de ler mantém ativa e funcionando a memória de trabalho, que recebe em primeira mão as informações e seleciona as que podem ser esquecidas e aquelas q precisam se transformar em memórias de longo prazo, para serem lembradas por muito tempo”, concluiu.
Jovem usando um smartphone em sua cama à noite Por amenic181 Um estudo norueguês com…
A Caderneta Digital da Criança agora está no Meu SUS Digital O Ministério da Saúde…
Arte do InfoGripe divulgado pela Fiocruz Um novo relatório da Fiocruz revela que os casos…
Detalhe dos diferentes tipos de medicamentos na mesa. Conceito de tratamento médico, cuidados de saúde.…
Grupo de mulheres esportivas, grama e garrafa em círculo para brinde, celebração e diversidade com…
Os antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg em um único comprimido Foto: divulgação do Fiocruz…
This website uses cookies.