Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

No próximo dia 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas. Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, são feitas 3,4 milhões de doações de sangue ao ano no país.

É preciso aumentar esse número e esse é o objetivo do Junho Vermelho. A campanha é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado em 2015, e o mês de junho foi escolhido para a mobilização por celebrar o Dia Mundial do Doador e também por se incluir entre os meses mais frios em boa parte do Brasil.

O movimento, além de homenagear os doadores de sangue, busca chamar a atenção de mais pessoas para a necessidade de também realizar esse gesto de generosidade. As cidades, aos poucos, começam a aderir à campanha, iluminando de vermelho seus principais monumentos e prédios no mês de junho.

No Pará, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), aderiu ao “Junho Vermelho”, com o lançamento da ação no último dia 1º. O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);

– Pesar mais de 50 kg;

– Estar em boas condições de saúde;

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19, também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá doar após 7 dias.

Onde doar em Belém?

Travessa Padre Eutíquio, 2109. Bairro Batista Campos.Atendimento: de segunda a sexta, 7h30 às 18h. Aos sábados, 7h30 às 17h.Contato: (91) 3110-6500

Shopping Pátio Belém 

Endereço: Padre Eutíquio  
Atendimento: de segunda a sexta, 9h às 16h. 

Posto de atendimento Shopping Castanheira

Endereço: Rodovia BR 316, Km 1 – Acesso do Pórtico Metrópole.
Atendimento: de segunda a sexta, 7h30 às 18h. Sábados, 7h30 às 17h. 
Contato: (91) 8183-9977

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio