saúde

Itália oferece vagas a profissionais de saúde do Brasil com remuneração atrativa

A Itália enfrenta uma das maiores crises já registradas no sistema de saúde do país e apresenta uma necessidade de mais de 65 mil profissionais da saúde, de acordo com estimativas oficiais. Por esse motivo intensificou a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos estrangeiros, entre eles, estão presentes brasileiros.

A proposta salarial para a equipe que atuará no país pode chegar a 7 mil euros mensais (aproximadamente 44,6 mil reais). Além disso, devem receber também  passagem aérea, moradia subsidiada e cursos de idioma.

 A necessidade de funcionários para atuar na área da saúde atinge hospitais, clínicas, casas de repouso e centros comunitários, o que amplia as possibilidades de inserção para quem deseja atuar na Europa. 

Requisitos para atuar na Itália

O Decreto Milleproroghe, aprovado em Roma,  impulsionou as contratações apesar das facilidades, o processo ainda envolve burocracia. Entre os principais passos estão:    

  • Preparar documentos: diploma e histórico traduzidos para o italiano por tradutor juramentado, com Apostila de Haia e Declaração de Valor.
  • Idioma: o domínio do italiano é essencial; alguns hospitais oferecem cursos, mas recomenda-se iniciar os estudos antes.
  • Busca de vagas: oportunidades
  • Visto de trabalho: o candidato deve solicitar o visto de trabalho no consulado italiano no Brasil, após apresentar uma proposta formal.
  • Autorização de residência: já em território italiano, o trabalhador precisa pedir o permesso di soggiorno (autorização de residência).
  • Registor Profissional: médicos se inscrevem no Ordine dei Medici e enfermeiros no Ordine degli Infermieri para obter o registro profissional.

Na prática, profissionais brasileiros podem ser contratados de forma temporária e ao mesmo tempo iniciar o processo de equivalência plena do diploma, que ocorre quando o  diploma brasileiro é avaliado e validado pelas autoridades italianas. Depois desse reconhecimento, o profissional passa a ter os mesmos direitos e deveres que quem se formou na Itália.

Quem é descendente de italiano tem uma vantagem: ao atuar por pelo menos dois anos, pode solicitar a cidadania. O governo incluiu a medida em sua estratégia para enfrentar o chamado “inverno demográfico” — fenômeno marcado pela queda populacional.

Apesar dos incentivos, não se anula as dificuldades enfrentadas. Em 2023, dos 130 mil vistos abertos, pouco mais da metade foi efetivamente autorizada. Apenas 13% resultaram em contratos assinados e somente 7,5% em residência regularizada.

O cenário não mudou substancialmente em 2024, muitos profissionais ainda enfrentam contratos temporários e situações de instabilidade no país.

Fonte: Italianismo

Gabrielle Nogueira

Recent Posts

Comissão do Senado aprova venda de remédios em supermercados

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) uma proposta que permite…

1 dia ago

Cirurgia dente-no-olho é capaz de restaurar visão em pacientes

O canadense Brent Chapman, de 34 anos, viralizou após recuperar a visão, por meio de…

1 dia ago

Ministério da Saúde anuncia unificação do Cartão do SUS com CPF

Foto: Antônio Cruz - Agência Brasil O novo Cartão Nacional de Saúde (CNS), a partir…

2 dias ago

Universidade federal oferece tratamento gratuito para alívio da cólica menstrual

A Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, desenvolveu uma pesquisa de doutorado em…

2 dias ago

Novo modelo do Sistema Nacional de Acesso a Consulta e Cirurgia começa a ser testado nesta segunda-feira

Um novo modelo do Sistema Nacional de Acesso a Consulta e Cirurgia começa a ser…

3 dias ago

Vacinação contra HPV  é prorrogada até dezembro

O Governo Federal prorrogou até dezembro de 2025, a campanha de vacinação contra o HPV…

3 dias ago

This website uses cookies.