Introdução alimentar deve ser harmônica e com equilíbrio, diz especialista em nutrição materno infantil

A introdução alimentar é considerado um momento único para o bebê, pois além do leite humano ou de fórmula, a criança está descobrindo novos gostos e sensações. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o início dessa introdução seja feita a partir dos seis meses de vida. Nesse período, o acompanhamento com um especialista é fundamental.

Segundo a nutricionista materno infantil Jéssica Gripp, a introdução alimentar é um processo fundamental para o crescimento saudável da criança. “É uma fase muito importante para o desenvolvimento do bebê, momento crucial para formação do seu paladar e para definir suas preferências alimentares. Até 1 ano de idade, sua principal fonte de nutrientes e calorias será a amamentação ou na impossibilidade desta, a fórmula infantil. O objetivo da introdução alimentar não é só nutrir naquele momento, mas fazer com que esse bebê crie uma boa relação com os alimentos e as refeições, o que irá perdurar por toda vida”, destaca.

O que os pais devem oferecer?

Nesse período, existem alimentos que a criança não deve consumir. Outro ponto que deve ser levado em consideração é sobre como essa introdução alimentar deve ser feita. “É muito importante a oferta de uma alimentação colorida e harmônica, com equilíbrio e rica em todos os grupos alimentares, constituída por uma boa variedade de frutas, vegetais, proteínas animal e vegetal, cereais e gordura de boa qualidade e lembrando sempre de manter uma boa hidratação com água. Antes de 1 ano, não é indicado o consumo de sal, leites e derivados, sucos de frutas, água de coco, açúcar, doces em geral, bebidas gaseificadas e salgadinhos”, afirma a especialista.

Rotina

De acordo com a nutricionista, também é fundamental que os pais criem hábitos juntos com as crianças, além de estabelecer uma organização a ser feita todos os dias para que elas não sejam prejudicadas. “A falta de rotina nos horários das refeições pode levar a um quadro de má nutrição. Com as mudanças de horários, o organismo da criança muitas vezes não reconhece que aquele seria o horário adequado de se alimentar, levando a mesma a recusar os alimentos. É um ponto muito importante que aconselho as famílias que acompanho: sempre que possível, realize refeições em família e evite deixar a criança comendo em horários diferentes e sozinha. Os pais sempre serão espelhos para os seus filhos, por isso tentem comer os mesmos alimentos”, comenta.

Acompanhamento com especialista

Assim como os adultos, as crianças também tem suas particularidades e precisam de acompanhamento com um especialista da área para indicar da maneira correta quanto ao que ela precisa. “É de suma importância o acompanhamento com uma nutricionista materno infantil para auxiliar na elaboração de um cardápio personalizado e individualizado para cada criança, de acordo com a sua necessidade e para auxiliar na composição correta de todos os grupos alimentares de forma equilibrada. Cada criança é individual, e as vezes, o que deu certo pra um, nem sempre vai dar para o outro. Algumas crianças aceitam bem os alimentos logo de início e outras tem uma dificuldade maior de aceitação, então com a orientação correta, a família conseguirá conduzir esse momento com mais cautela e tranquilidade, totalmente sem neuras e sem frustrações, respeitando sempre á vontade de seu bebê”, conclui Jéssica.

Milena Alves

Recent Posts

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

3 dias ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

3 dias ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

3 dias ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

4 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

4 dias ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

4 dias ago

This website uses cookies.