Saúde Internacional

Iêmen: aumento alarmante de casos de sarampo e rubéola, informa OMS

Até Julho, foram notificados mais de 34.000 casos suspeitos de sarampo e rubéola, resultando em 413 mortes; um aumento significativo em comparação com os 27.000 casos e 220 mortes associadas registados durante todo o ano passado, informou a agência de saúde da ONU.

Para complicar ainda mais a situação está o financiamento limitado para programas de vacinação, de acordo com Arturo Pesigan, representante da OMS no Iémen.

“Idealmente, a campanha de vacinação de resposta a surtos deveria atingir pelo menos todas as crianças com menos de 10 anos de idade para ser abrangente e eficaz; no entanto, a actual lacuna de financiamento corroeu o apoio e limitou a meta às crianças com menos de cinco anos de idade, o grupo com taxas de mortalidade mais elevadas.”

O Sarampo e a Rubéola ambas doenças virais altamente contagiosas, continuam a ser as principais causas de mortalidade infantil e de defeitos congénitos. Embora não existam tratamentos específicos, estas doenças podem ser prevenidas através da utilização de vacinas seguras e económicas.

Desafios para alcançar as crianças

Oito anos de conflito brutal mergulharam o Iémen numa grave crise humanitária. Em todo o país, mais de 21 milhões de pessoas – dois terços da população – necessitam de assistência humanitária.  

O aumento dos casos de sarampo e rubéola ocorre num contexto de anos de colapso económico, pobreza, deslocamento e condições de vida sobrelotadas nos campos, juntamente com um sistema de saúde sobrecarregado.

A situação é agravada pelo grande número de crianças que simplesmente não podem ser contactadas para receber as vacinas.

As estimativas da ONU sugerem que 27 por cento das crianças com menos de um ano de idade não receberam vacinas contra o sarampo e a rubéola ou não completaram as doses necessárias para uma protecção total.

Resposta da OMS

Em resposta, a OMS está a trabalhar com o Ministério da Saúde Pública e População do Iémen e organizações parceiras para aumentar o apoio às intervenções de vacinação de rotina.

Até ao final do mês passado, a agência de saúde das Nações Unidas apoiou o Governo e os parceiros na protecção de cerca de 65 por cento de todas as crianças com doses da vacina contra o sarampo e a rubéola (MR1 e MR2).

Está também a preparar-se para lançar uma campanha de vacinação contra o sarampo e a rubéola, dirigida a 1,2 milhões de crianças com menos de cinco anos, em Setembro.

Fonte: OMS

Foto: UNICEF/Saleh Hayyan 

Milena Alves

Recent Posts

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

1 dia ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

1 dia ago

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

2 dias ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

2 dias ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

3 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

3 dias ago

This website uses cookies.