Há 14 anos, a vida de dona Ruth da Cruz Peixoto, 63 anos, teve uma reviravolta quando foi diagnosticada com insuficiência renal.
Moradora de Prainha, no oeste do Pará, ela teve que se deslocar até o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, para iniciar o tratamento de hemodiálise.
Essa jornada, que acontece três vezes por semana, tornou-se vital para a sua saúde.
“Se não existisse esse tratamento aqui, teria sido muito difícil. Então, para mim, é muito importante”.
O CRTS do HRBA destaca-se como referência no tratamento de insuficiência renal para uma população de 1,4 milhão de habitantes em 29 municípios do oeste do Pará.
No ano passado, a unidade realizou impressionantes 30.400 sessões de hemodiálise, beneficiando pacientes renais crônicos com uma média mensal de 2.500 atendimentos.
Com 197 usuários recebendo hemodiálise e mais 20 pacientes realizando diálise peritoneal em casa. O HRBA conta com 86 profissionais dedicados a oferecer assistência e acompanhamento.
A coordenadora da Terapia Renal Substitutiva, enfermeira Kamila Lacerda, destaca: “A decisão sobre o tratamento é tomada em conjunto com o usuário e sua família, com a participação de profissionais como nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos”.
O HRBA vai além do tratamento convencional, sendo uma referência em transplantes renais. Desde 2016, a instituição realizou 106 procedimentos, proporcionando uma nova chance de vida para pacientes enfrentando a insuficiência renal. Apenas no ano passado, foram realizados 26 transplantes renais, marcando histórias de superação e renascimento.
Gean Francisco Cercal, diretor-geral do HRBA, enfatiza o compromisso com uma assistência humanizada e centrada no bem-estar dos pacientes.
“O tratamento de hemodiálise é fundamental para garantir a saúde deles, permitindo que continuem com a rotina do dia a dia, vivendo com seus familiares e amigos. Além disso, temos orgulho de oferecer não apenas hemodiálise e diálise, mas também transplantes renais, tão vitais para nossa região”.
O Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Sespa, é uma referência em média e alta complexidade.
Atualmente fica localizado na avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém, o HRBA atende à demanda originária da Central de Regulação do Estado, proporcionando cuidados de qualidade à comunidade local.
Fonte: Ascom HRBA e Agência Pará
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.