Frasco de vacina contra o vírus da dengue com seringa Por manjurulhaque
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deu mais um passo importante na luta contra a dengue no Brasil. A instituição formalizou um pedido ao Ministério da Saúde para desenvolver, em território nacional, a vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda.
O desenvolvimento ocorreria por uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), modelo de transferência de tecnologia entre países, possibilitando que o Brasil se torne autossuficiente na produção do imunizante.
Se a proposta da Fiocruz for aceita, a produção da vacina será viabilizada pela transferência de tecnologia da Takeda, conforme anunciado pela farmacêutica e pela própria Fiocruz.
O Ministério da Saúde já havia garantido a compra de 4 milhões de doses para 2024 e mais 9 milhões para 2025.
A inclusão do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu no final de 2023, com a vacinação sendo iniciada em fevereiro de 2024, voltada inicialmente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A importância de iniciativas como essa se torna ainda mais evidente frente aos números alarmantes divulgados pelo Ministério da Saúde.
Em 2024, o país registrou mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, resultando em 5.613 mortes confirmadas e 1.499 óbitos ainda em investigação.
A vacina Qdenga é especialmente recomendada para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos em regiões com alta incidência de dengue, administrada em duas doses, com intervalo de três meses.
Além da produção da Qdenga, o Brasil também conta com a expectativa da vacina nacional desenvolvida pelo Instituto Butantan, cujo registro deve ser submetido à Anvisa até o final do ano.
Essas iniciativas reforçam a importância de alternativas eficazes para controlar a disseminação da dengue, que continua a ser um problema de saúde pública grave no país.
Fonte: Agência Brasil
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
This website uses cookies.