O casal de namorados Mariana Giordano, biomédica e dentista, de 36 anos, e Douglas Costa, empresário e piloto de automobilismo, de 42 anos, morreram subitamente, na última quinta-feira (8), em São Paulo, após serem hospitalizados com sintomas de febre intensa, manchas avermelhadas no corpo e fortes dores de cabeça. O instituto Adolfo Lutz confirmou nesta segunda-feira (12) que Mariana morreu por febre maculosa. A causa da morte de Douglas ainda não foi confirmada.
“A Secretaria de Estado de Saúde informa que o Instituto Adolfo Lutz confirma o diagnóstico de febre maculosa de M.G.P., 36 anos, biomédica e dentista, que morreu subitamente em São Paulo após ser internada apresentando febre e dores de cabeça que se iniciaram no dia 03 de junho de 2023”, manifestou a secretaria por meio de nota.
Ainda segundo a nota, “O namorado de M.G.P, D.P.C., de 42 anos, foi internado com o mesmo quadro de sintomas no dia 07 de junho. Ambos morreram no dia 08. O material coletado para o diagnóstico de D.P.C. segue em análise no IAL”.
O que é febre maculosa?
Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia. A transmissão ocorre, principalmente, por meio da picada do carrapato-estrela, encontrado facilmente em animais que vivem área rural como cavalos e capivaras, no entanto, qualquer carrapato pode transmitir a febre maculosa, como esses que são encontrados em cachorros.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da febre maculosa podem ser:
Febre;
Dor de cabeça intensa;
Náuseas e vômitos;
Diarreia e dor abdominal;
Dor muscular constante;
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
Gangrena nos dedos e orelhas;
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória;
O caso
Mariana e Douglas estiveram em uma zona rural no interior de São Paulo e Minas Gerais. Ambos começaram a ter os mesmos sintomas no dia 03 de junho e faleceram no dia 08.
Em entrevista ao Jornal Estadão, a mãe da dentista, Ivete Giodarno, informou que: “Naquele sábado (27 de maio), eles foram a uma festa em Campinas, onde provavelmente se infectaram. Era um lugar com mato e eles ficaram até de madrugada nessa festa. Pelo que consta, foi mesmo o carrapato. Eles estavam com vários amigos, mas só os dois tiveram os sintomas”. Esse relato foi antes da confirmação da causa do óbito da filha.
Anteriormente, a causa da morte do casal estava sob suspeita de doenças como dengue ou leptospirose, isso porque, segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico da febre maculosa é difícil e pode ser confundida com outras doenças por conta da semelhança de sintomas.
Tratamento e prevenção
O tratamento é feito com antibiótico específico. Em certos casos, pode ser necessária a internação da pessoa, afirma o Ministério da Saúde.
As principais formas de prevenção contra a febre maculosa são:
Usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro;
Usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas;
Evitar andar em locais com grama ou vegetação alta;
Usar repelentes de insetos;
Verificar se você e seus animais de estimação estão com carrapatos;
Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça;
Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água;
Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.
Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos insetos.
*Com informações do Ministério da Saúde
Foto: Reprodução/Instagram
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.