Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Cuidar da saúde da boca parece uma tarefa simples, mas essa não é uma realidade do brasileiro. A Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019 e divulgada em setembro de 2020, constatou que dos 162 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 34 milhões perderam 13 dentes ou mais e 14 milhões perderam todos os dentes.

A pesquisa também revela que menos da metade dos brasileiros consultou um dentista nos últimos 12 meses. A importância do acompanhamento profissional e a manutenção da saúde bucal é o objetivo deste dia 3 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial do Dentista.

A higiene bucal é de suma importância, não somente para manter os dentes saudáveis e com boa aparência, mas para manter uma boa saúde sistêmica, de acordo com a dentista e professora do curso de Odontologia da UNAMA-Universidade da Amazônia Juliana Baia. “Manter a higiene bucal é muito importante para prevenir certas doenças bucais que podem afetar outros órgãos, como o coração, por exemplo. Além disso, essa prática pode evitar o surgimento de cárie dental, Gengivite, Endocardite bacteriana, Periodontite, etc.”, afirmou.

O período de retorno a cada seis meses ao dentista é o recomendado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Porém, de acordo com o potencial de risco de cada indivíduo, esse período pode ser reduzido para melhor assistir aos nossos pacientes. Um dentista deve ser procurado com urgência em casos de desgaste dental para remoção de cárie, remoção da vitalidade pulpar em caso de necessidade de tratamento endodôntico e em casos mais extremos, a perda do órgão dental.

Para manter uma limpeza ideal é necessário, no mínimo fazer a escovação diária dos dentes. “Para fazer uma boa limpeza dentária em casa, é preciso fazer escovação dental após as refeições, uso de fita ou fio dental e uso de enxaguante dental e dentifrícios com flúor”, concluiu a dentista.

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?