Tomar apenas um refrigerante por dia pode aumentar muito o risco de homens ficarem carecas. Quem diz isso é um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim, e publicado na revista Nutrients. Rapazes que consomem a bebida diariamente têm um risco 57% maior de sofrer queda de cabelo de padrão masculino, em comparação com aqueles que a evitam.
O especialista em Medicina Estetica e transplante capilar, Darlinton Fonseca, explica que o problema está relacionado à quantidade de açúcar existente na bebida, que pode prejudicar a quantidade dos folículos pilosos. “ O açúcar em excesso causa resistência à insulina, o que dificulta a circulação sanguínea e pode danificar os folículos pilosos.
Os cientistas analisaram o consumo de “bebidas adoçadas com açúcar” e levantaram a hipótese de que qualquer bebida com alto teor de açúcar adicionado poderia contribuir para a condição. Com a possível exceção dos refrigerantes diet, outras bebidas açucaradas, incluindo isotônicos, café adoçado e chá, devem ser descartadas se você quiser manter os cabelos”.
Os dados mostram que metade dos homens normalmente perde o cabelo aos 50 anos, e 25% dos homens carecas veem os primeiros sinais de perda de cabelo antes dos 21 anos.
Os pesquisadores de Pequim procuraram ligações entre o consumo de bebidas doces e a queda de cabelo masculina, em uma pesquisa com mais de mil homens, com idades entre 18 e 45 anos.
O estudo revelou uma “associação significativa” entre o alto consumo de bebidas açucaradas e a queda de cabelo nos homens. Observou, também, o maior consumo de bebidas açucaradas entre os homens mais jovens. “ Os pesquisadores chegaram à conclusão que o consumo de bebidas açucaradas, uma a três vezes por semana, aumentou o risco de queda de cabelo em 21%, enquanto consumir quatro a sete das bebidas doces aumentou o risco para 26%. Além da queda de cabelo, descobriram uma relação entre a ingestão de bebidas açucaradas e a saúde psicológica, alimentando potencialmente um círculo vicioso de depressão e ansiedade, agravado pela queda de cabelo”, acrescenta o Dr. Darlington Fonseca.
O estudo concluiu que as pessoas que consomem três refrigerantes por dia correm um risco 25% maior de depressão. Os açúcares simples nessas bebidas estão associados ao aumento da ansiedade. “Porém, faz-se necessário observar que as descobertas dos cientistas são correlativas, o que significa que eles não podem ter certeza de que o refrigerante causa queda de cabelo, apenas que quem os consome estão perdendo os cabelos em taxas mais altas. De qualquer forma, o mais indicado é manter uma dieta saudável e balanceada”, concluiu o Dr. Darlinton.
*Com informações da assessoria de imprensa
Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
This website uses cookies.