Tomar apenas um refrigerante por dia pode aumentar muito o risco de homens ficarem carecas. Quem diz isso é um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim, e publicado na revista Nutrients. Rapazes que consomem a bebida diariamente têm um risco 57% maior de sofrer queda de cabelo de padrão masculino, em comparação com aqueles que a evitam.
O especialista em Medicina Estetica e transplante capilar, Darlinton Fonseca, explica que o problema está relacionado à quantidade de açúcar existente na bebida, que pode prejudicar a quantidade dos folículos pilosos. “ O açúcar em excesso causa resistência à insulina, o que dificulta a circulação sanguínea e pode danificar os folículos pilosos.
Os cientistas analisaram o consumo de “bebidas adoçadas com açúcar” e levantaram a hipótese de que qualquer bebida com alto teor de açúcar adicionado poderia contribuir para a condição. Com a possível exceção dos refrigerantes diet, outras bebidas açucaradas, incluindo isotônicos, café adoçado e chá, devem ser descartadas se você quiser manter os cabelos”.
Os dados mostram que metade dos homens normalmente perde o cabelo aos 50 anos, e 25% dos homens carecas veem os primeiros sinais de perda de cabelo antes dos 21 anos.
Os pesquisadores de Pequim procuraram ligações entre o consumo de bebidas doces e a queda de cabelo masculina, em uma pesquisa com mais de mil homens, com idades entre 18 e 45 anos.
O estudo revelou uma “associação significativa” entre o alto consumo de bebidas açucaradas e a queda de cabelo nos homens. Observou, também, o maior consumo de bebidas açucaradas entre os homens mais jovens. “ Os pesquisadores chegaram à conclusão que o consumo de bebidas açucaradas, uma a três vezes por semana, aumentou o risco de queda de cabelo em 21%, enquanto consumir quatro a sete das bebidas doces aumentou o risco para 26%. Além da queda de cabelo, descobriram uma relação entre a ingestão de bebidas açucaradas e a saúde psicológica, alimentando potencialmente um círculo vicioso de depressão e ansiedade, agravado pela queda de cabelo”, acrescenta o Dr. Darlington Fonseca.
O estudo concluiu que as pessoas que consomem três refrigerantes por dia correm um risco 25% maior de depressão. Os açúcares simples nessas bebidas estão associados ao aumento da ansiedade. “Porém, faz-se necessário observar que as descobertas dos cientistas são correlativas, o que significa que eles não podem ter certeza de que o refrigerante causa queda de cabelo, apenas que quem os consome estão perdendo os cabelos em taxas mais altas. De qualquer forma, o mais indicado é manter uma dieta saudável e balanceada”, concluiu o Dr. Darlinton.
*Com informações da assessoria de imprensa
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
A prática de atividades físicas é essencial para uma vida saudável, mas estudos recentes indicam…
O Brasil é um dos países que mais diagnosticam hanseníase no mundo, ocupando o segundo…
This website uses cookies.