A rotina intensa ou as situações que surgem no dia a dia podem deixar uma pessoa super estressada. E o maior dos problemas está em quando o estresse passa a ser constante e ocasiona em impactos na saúde, por isso é tão importante saber gerenciá-lo. “O estresse é quando temos uma ou mais influências causais estressantes, produzindo uma reação aguda de estresse ou uma mudança de vida significativa, levando a circunstâncias desagradáveis continuadas que resultam em sintomas físicos ou mentais. Ele pode ser menos grave, geralmente associado a eventos da vida, ou até mais graves, se transformando em outras patologias”, explica a psiquiatra Thais Vieira.
Sinais de estresse
A especialista comenta que, embora cada pessoa tenha uma reação individualizada ao estresse, é possível identificar alguns sintomas:
Dicas para aliviar o estresse
A médica esclarece que, primeiramente, é necessário tentar se entender e se afastar do que causa o estresse, no entanto, existem algumas formas de gerenciá-lo como:
“Fazer algo que te traga prazer ajuda muito no alívio do estresse”, afirma a psiquiatra.
Segundo a especialista, quando os sintomas começam a se prolongar ou pioram, é necessário buscar o auxilio de um profissional para entender melhor o que está levando a esses gatilhos, e em casos mais graves, iniciar medicações para o controle dos sintomas.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.