A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina CoronaVac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.
Especialistas consideram essa vacina boa para uso em crianças porque tem menos efeitos adversos, em comparação com outros imunizantes, e protege meninos e meninas contra casos graves da doença.
“A CoronaVac se encaixa bem para crianças porque elas já têm um sistema imunológico bom e não precisam de tanta ativação quanto os adultos, tanto que a maioria dos casos de Covid-19 não acontece em crianças. Além disso, o fato de ela ser menos imunogênica, significa que ela provoca menos efeitos adversos”, diz o médico geneticista Salmo Raskin, presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Os especialistas acreditam que a liberação da Anvisa irá ajudar a acelerar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Até o momento, o único imunizante disponível no país para essa faixa etária era o da Pfizer. Embora a vacina também seja eficaz e segura, ainda há poucas doses disponíveis. A nova aprovação irá aumentar o número de doses e permitirá vacinar um número maior de crianças, em menos tempo.
O Ministério da Saúde prevê receber 4,3 milhões de doses da Pfizer em janeiro, totalizando 20 milhões até março. A quantidade é suficiente para vacinar apenas parcialmente todas as crianças de 5 a 11 anos nos três primeiros meses do ano, já que a vacinação completa depende da aplicação de duas doses. O governo federal estipulou um intervalo de dois meses entre as injeções, isso significa que muitas crianças só terão o esquema vacinal completo em maio ou junho.
A aprovação da CoronaVac pode mudar isso e ajudar a vacinar mais rápido a faixa etária de 6 a 11 anos. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que compraria a CoronaVac para crianças e adolescentes desde que a vacina fosse aprovada pela Anvisa. Segundo o Butantan, há 12 milhões de imunizantes prontos à disposição do governo.
Fonte: O Globo
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.