Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com uma doença chamada de Erisipela. Uma foto que viralizou nas redes sociais mostra uma das pernas de Bolsonaro com a pele lesionada por uma mancha escura. “É uma infecção de pele causada por uma bactéria chamada streptococcus”, é o que explica o Angiologista e Cirurgião Vascular Murilo Oliveira.
O especialista esclarece que a bactéria vive na pele normalmente, e que uma micose entre os dedos, arranhadura ou uma picada de mosquito pode ser a porta de entrada para a streptococcus. “A bactéria entra no organismo e se espalha pelo tecido linfático e causa um processo infeccioso e inflamatório que pode ir desde uma pequena mancha vermelha até uma necrose de pele com necessidade de limpezas cirúrgicas e até amputação em casos extremos”, comenta.
Sintomas
O médico pontua os sintomas que a Erisipela pode causar. “São uma tríade clássica de febre, calafrio e íngua, levando a uma vermelhidão na pele e mal-estar no corpo que podem evoluir de acordo com a agressividade da infecção podendo causar bolhas, necrose de pele e necessidades cirurgias”.
Quem pode ser acometido?
De acordo com Murilo, assim como outras infecções, qualquer pessoa pode ter a doença, mas obesos, pessoas que tem uma tendência a inchaço na perna e diabéticos costumam ser mais acometidos.
Tratamento
O especialista menciona que o o tratamento é feito com antibióticos, repouso e sintomáticos. “Quanto antes for iniciado o tratamento, menor seria a possibilidade de complicações”.
Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
This website uses cookies.