Conceito de dia da epilepsia, maquete de papel, cérebro humano Por AtlasComposer
Dia 26 de março é celebrado o Dia Roxo, em alusão à conscientização da epilepsia. O Neurologista Antônio de Matos explica que crises epilépticas acontecem de vários tipos e nem sempre são crises clássicas, em que o paciente cai e se debate. Pode ter crise de ausência caracterizada por perda de consciência, desvio ocular, movimentos mastigatórios, crise mioclônica em que a pessoa tem sustos e derruba o que está na mão.
O diagnóstico clínico da epilepsia é baseado na ocorrência de duas ou mais crises espontâneas sem fator desencadeante e que ocorram com um intervalo maior que 24h. “Apesar de ser uma doença difícil de se ver por conta das crises, não é uma doença grave que comprometa outros órgãos, diferente de outras doenças crônicas e, na maioria das vezes, a epilepsia é uma doença tratável”, comenta Dr. Antônio.
Antônio ressalta que ainda existe muito preconceito com a doença. “Ainda existe muito mito em relação à epilepsia como uma doença contagiosa, uma doença de espírito e muito medo em relação às drogas anticonvulsivantes. Por conta desse mito, existe muito pavor”, destaca. A importância da conscientização é para desmistificar a gravidade, a cronicidade e fazer as pessoas entenderem que a epilepsia não é uma doença contagiosa e que é tratável para a maioria. É possível controlar a doença, reduzir efeitos colaterais, crises e assim ter qualidade de vida.
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…
Happy Businessman and Businesswoman Standing in a Pile of Money, Success and Wealth Concept Dinheiro…
Heap of assorted various medicine tablets and pills different colors Desde 2018, os medicamentos terão…
Logo do Sistema Único de Saúde do Governo Federal do Brasil O Ministério da Saúde,…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda do creme dental Colgate Total…
This website uses cookies.