Conceito de dia da epilepsia, maquete de papel, cérebro humano Por AtlasComposer
Dia 26 de março é celebrado o Dia Roxo, em alusão à conscientização da epilepsia. O Neurologista Antônio de Matos explica que crises epilépticas acontecem de vários tipos e nem sempre são crises clássicas, em que o paciente cai e se debate. Pode ter crise de ausência caracterizada por perda de consciência, desvio ocular, movimentos mastigatórios, crise mioclônica em que a pessoa tem sustos e derruba o que está na mão.
O diagnóstico clínico da epilepsia é baseado na ocorrência de duas ou mais crises espontâneas sem fator desencadeante e que ocorram com um intervalo maior que 24h. “Apesar de ser uma doença difícil de se ver por conta das crises, não é uma doença grave que comprometa outros órgãos, diferente de outras doenças crônicas e, na maioria das vezes, a epilepsia é uma doença tratável”, comenta Dr. Antônio.
Antônio ressalta que ainda existe muito preconceito com a doença. “Ainda existe muito mito em relação à epilepsia como uma doença contagiosa, uma doença de espírito e muito medo em relação às drogas anticonvulsivantes. Por conta desse mito, existe muito pavor”, destaca. A importância da conscientização é para desmistificar a gravidade, a cronicidade e fazer as pessoas entenderem que a epilepsia não é uma doença contagiosa e que é tratável para a maioria. É possível controlar a doença, reduzir efeitos colaterais, crises e assim ter qualidade de vida.
Você já imaginou um hospital onde pacientes são tratados com carinho, onde aniversários são comemorados…
Cientista, mulher e escrevendo notas em laboratório com pesquisa médica, planejamento e solução na farmácia…
A gravidez na adolescência reflete "desigualdades fundamentais" persistentes na sociedade, com sérias repercussões físicas e…
Papa Francisco Foto: divulgação Vaticano Media Divisione O mundo se despede do Papa Francisco, que…
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha e representantes chineses Foto de Rafael Nascimento para o…
Canetas de insulina em fundo laranja, de perto Por towfiqu98 Nesta quarta-feira (16/4), a Anvisa…
This website uses cookies.