A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não permitiu a venda da Assistência personalizada à Saúde (APS), que controla cerca de 340 mil planos de saúde individuais da Amil para a Fiord Capital, empresa de reestruturação financeira. A decisão aconteceu em reunião extraordinária da agência na última terça-feira feira (8). O negócio estava avaliado em R$ 3 bilhões. Os diretores da ANS entenderam que a autorização proferida em dezembro de 2021 para transferência de clientes da Amil para a APS não engloba a liberação do negócio com a Fiord, que envolve 4 hospitais da Amil em Curitiba e São Paulo.
A empresa Fiord assumiu no mês de fevereiro o controle da APS, que deixou o grupo UnitedHealth, mas com a decisão da agência, o negócio será anulado. A APS também transferiu sua carteira de planos empresariais e por adesão à Sobam. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) pediu que a ANS mostrasse a decisão que autorizava a transferência de planos da Amil para APS. Segundo o instituto, ainda não se sabe quais foram as garantias foram apresentadas pelas operadoras para validar a capacidade da APS de dar continuidade aos contratos da Amil.
“Nos comunicados que foram enviados aos consumidores para informar sobre a transferência, a Amil afirmou que nada mudaria do ponto de vista assistencial, já que a APS fazia parte de seu mesmo grupo empresarial. Não temos dúvidas de que a força do grupo econômico da United Health foi levada em conta na autorização da alienação, mas agora vemos que essa garantia não era real”, afirma Ana Carolina Navarrete, advogada e coordenadora do programa de Saúde do Idec, ao jornal.
Fonte: O Poder 360
Foto: Divulgação Amil
Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…
Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…
A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…
Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…
Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…
Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…
This website uses cookies.