Beleza

É possível reverter a harmonização facial? Dermatologista explica

Cropped head portrait of unrecognized woman receiving smile lifting and lip augmentation in spa beauty center

O fenômeno da harmonização facial, que conquistou muitos famosos nos últimos anos, agora enfrenta uma nova tendência: o aumento nas reversões do procedimento.

Celebridades como Deborah Secco, Gkay, Lucas Lucco, Gracyanne Barbosa e os ex-BBBs Gabi Martins, Eliezer e Rodrigo Mussi estão entre os que decidiram desfazer as mudanças, buscando recuperar traços mais naturais.

A decisão reflete um movimento crescente de insatisfação com os resultados exagerados e a pressão estética, trazendo à tona o debate sobre os excessos e as consequências da busca pela perfeição estética.

“Acho que o exagero, e a artificialidade de alguns resultados de harmonizações faciais que temos visto por aí nos últimos anos têm causado essa onda de ‘desarmonização’. Um excesso de volume no rosto, que acaba até travando um pouco os movimentos da mímica facial, na hora de falar e sorrir, por exemplo”, opina a dermatologista Caroline Palheta.

É POSSÍVEL REVERTER QUALQUER TIPO DE HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Sim e não. “Se essa harmonização tiver sido feita com acido hialurônico, sim; existe uma enzima chamada hialuronidase, que dissolve o produto. Porém, se o procedimento foi realizado com algum preenchedor definitivo, como o PMMA, nesse caso, é muito mais complexo”, explica Caroline.

“Até existe a opção de uma tentativa de remoção cirúrgica, mas, além de ser mais agressivo, não garante a completa extração do produto”, complementa a médica.

QUAL O PASSO A PASSO PARA SE DESFAZER UMA HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Segundo a dermatologista, o primeiro passo é realizar uma avaliação clínica detalhada para identificar os pontos de correção.

“Aconselho que seja feito um exame de ultrassom para mapear os produtos usados, identificando sua localização e profundidade na pele”, alerta a médica.

“No caso do ácido hialurônico, a aplicação de hialuronidase pode ser feita para dissolver o produto. Esse processo pode exigir mais de uma sessão. Para preenchimentos permanentes, pode ser necessário recorrer a tratamentos mais invasivos, como cirurgia ou técnicas para atenuar o volume sem conseguir removê-lo completamente”, explica.

A médica também afirma que no caso da hialuronidase, é preciso procurar um médico que saiba manejar essa enzima, pois alguns pacientes podem apresentar alguma reação alérgica.

QUANTO TEMPO DURA ESSE PROCESSO?

“O processo pode variar dependendo da quantidade de produto no rosto do paciente. Em média, a aplicação deve durar 30 minutos a uma hora. Pode haver inchaço e o surgimento de hematomas após o procedimento”.

“Parte do efeito da hialuronidase pode ser visto imediatamente, mas é necessário aguardar alguns dias para o resultado daquela aplicação antes de se repetir o procedimento”, complementa Dra. Caroline.

Romeu Lima

Recent Posts

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

3 horas ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

6 horas ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

1 dia ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

1 dia ago

Pará Pet Show em Belém foi um sucesso com mais de 10 mil pessoas

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…

2 dias ago

Fique atento! Golpistas usam nome da Anvisa em novo golpe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…

2 dias ago

This website uses cookies.