De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (PCD), fala que se considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Essa pessoa que vem acompanhada de tal deficiência, passa por tais impedimentos na sociedade, além do preconceito, julgamentos e falta de empatia das outras pessoas. Para auxiliá-los, o governo estabeleceu leis que garantissem seus direitos como uma pessoa sem deficiência, como vagas de emprego, garantia de educação especializada e até mesmo de saúde pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.
A primeira coisa que é estabelecida é o direito a atenção integral à saúde de todas as pessoas com deficiência, sem sofrer discriminação como toda a população brasileira também tem direito. O PCD também tem o direito de participar na elaboração das políticas de saúde que são destinadas a ele.
Uma coisa importante é que o PCD também tem o direito garantido de receber o diagnóstico específico da sua deficiência para entender do que ela se trata, informação de fácil entendimento para também receber o tratamento adequado a ela se for necessário. Inclusive serviços de habilitação e de reabilitação e a manutenção para uma melhor condição de saúde e qualidade de vida dessa pessoa.
O melhor é que a pessoa com deficiência, tem direito a oferta de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção, medicamentos, insumos e fórmulas nutricionais de graça devido a sua deficiência, claro que conforme as normas vigentes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Além de atendimento domiciliar multidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação.
Por questões sociais, o preconceito sofrido, as dificuldades que a pessoa passa devido a sua deficiência, o que abala muito a sua saúde mental principalmente, o atendimento psicológico é fornecido pelo SUS, inclusive para seus familiares e atendentes pessoais, devido a toda carga emocional que possa afetar.
E se o PCD tenha interesse de ter filhos, pode receber atenção sexual e reprodutiva, incluindo o direito à fertilização assistida, caso haja dificuldade por meios convencionais. E se estiver preocupado com os filhos, é fornecido também exames específicos para a detecção de doenças genéticas que possam causar o aparecimento de alguma deficiência.
Por isso é sempre bom buscar informação para saber o que pode ser feito pela sua saúde caso necessite de auxílio, que você tem todos os direitos e que pode ter uma vida com qualidade e inclusão.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.