Uma dieta saudável serve para ajudar uma pessoa a criar bons hábitos e alcançar objetivos. No entanto, as dietas são individualizadas e devem ser indicadas por especialistas para preservar a saúde e o bem-estar de cada um. Vários são os tipos de dietas existentes como, por exemplo, a cetogênica. “Essa dieta visa utilizar gorduras como fonte energética, ingestão moderada de proteínas e consumo mínimo de carboidrato”, explica a nutricionista Luriane Leal.
Segundo a especialista, os alimentos mais consumidos na dieta cetogênica são:
Abacate;
Oleaginosas;
Azeite;
Azeitona;
Óleo de coco;
Sementes como chia e linhaça;
“Além do consumo adequado de proteínas e algumas poucas fontes de carboidrato”, afirma Luriane.
Benefícios x Malefícios
Falando de benefícios, a especialista aponta que os benefícios estão atrelados a perda de peso e aumento de energia. “Quando limitamos o carboidrato e consumimos mais gorduras, estimulamos nosso organismo a utilizar essa gordura como fonte energética, queimando aquela gordurinha indesejada e fornecendo energia ao longo do dia”, enfatiza.
Com relação aos malefícios, a nutricionista lembra que para o ganho de massa muscular, a dieta cetogênica não costuma ser recomendada e que, a adoção dela pode causar alguns sintomas. “Não é uma boa opção quando o foco é hipertrofia, porém é útil na fase de emagrecimento. A mesma pode trazer também algumas complicações no trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos e dificuldade de ingestão”, comenta.
Para quem é indicada?
A especialista esclarece para quem esse tipo de dieta é “indicada para perda de peso, pacientes em efeito platô, alterações hormonais, também utilizada em tratamentos terapêuticos de algumas doenças e muitas outras condições”, pontua.
Restrições
Segundo ela, nesse tipo de dieta, é importante restringir ao máximo os carboidratos, como: pães, massas, açúcar, arroz.
Acompanhamento
Luriane destaca a importância de procurar um especialista antes de começar uma dieta. “É extremamente importante procurar um especialista antes de iniciar a dieta cetogênica ou qualquer outra dieta, pois somente o profissional qualificado poderá avaliar saúde, histórico clínico, necessidades individuais e assim seguir com uma conduta compatível e individualizada para cada paciente”, complementa.
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.