Dia Nacional da Enfermeira é celebrado nesta terça

A atuação dos profissionais da saúde na linha de frente para o combate a pandemia foi determinante para salvar vidas. Nessas equipes, o profissional da enfermagem tem papel de destaque. Nesta terça-feira, 10 , é celebrado o Dia Nacional da Enfermeira.

Profissionais essenciais para os serviços de saúde ofertados à sociedade, o trabalho das enfermeiras contribui para a recuperação e o salvamento de vidas. Cada vez mais necessárias, além da assistência e do atendimento ao paciente, as enfermeiras também estão presentes em situações de gestão, protagonizando pesquisas e projetos inovadores e participando do planejamento de programas e campanhas educativas para a prevenção de doenças.

Socorro Almeida, 52 anos, se dedica desde os 25 anos ao cuidado dos pacientes no hospital Beneficiente Portuguesa. Ela conta que a profissão representa a realização de um sonho desde a infância. “Sempre admirei a enfermagem. É uma profissão linda, que exige dedicação e o retorno é a gratidão dos pacientes”, observa.

Além da assistência e do atendimento ao paciente, as enfermeiras estão presentes em diversas situações de gestão, protagonizando pesquisas e projetos inovadores, bem como participando do planejamento de intervenções, como atividades, programas e campanhas educativas para a prevenção de doenças.

O trabalho deste profissional tem como base o cuidado com as pessoas. O objetivo é garantir o conforto e o bem estar durante todo o tratamento. Entre suas funções, estão: cuidado com os pacientes, comunicação entre estes e os médicos, administração de medicamentos e realização de curativos.

A maioria trabalha em órgãos como hospitais, postos de saúde e clínicas. No entanto, também podem atuar em empresas e prestar atendimento na residência do paciente (principalmente idosos e pessoas com necessidades especiais), modalidade conhecida como “home care”.

No Brasil, a profissão é regulamentada por lei. Para seguir essa carreira é preciso fazer um curso de graduação em Enfermagem em uma instituição de ensino superior autorizada pelo MEC. O profissional deve ainda obter registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de seu estado.

Editor

Recent Posts

Brasil vai produzir insulina e doença falciforme terá novo tratamento no SUS

Ministro da Saúde Alexandre Padilha Foto de Rafael Nascimento para Ministério da Saúde O Brasil…

21 horas ago

120 vagas para nova Policlínica em Marabá: inscrições até 04/04

A Policlínica/NATEA de Marabá Foto de Bruno Cruz para Agência Pará A nova Policlínica/NATEA de…

23 horas ago

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

2 dias ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

2 dias ago

Pará Pet Show em Belém foi um sucesso com mais de 10 mil pessoas

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…

3 dias ago

Fique atento! Golpistas usam nome da Anvisa em novo golpe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…

3 dias ago

This website uses cookies.