Implante contraceptivo
O ginecologista César Patez tira todas as dúvidas sobre o “Implanon”
Entre tantas opções de métodos contraceptivos, um tem despertado a curiosidade de algumas mulheres: o implante anticoncepcional, popularmente conhecido como Implanon. Segundo o ginecologista César Patez, trata-se de um “anticoncepcional” em forma de bastonete inserido sob a pele da mulher. O motivo do interesse das possíveis adeptas é a taxa de eficácia: ultrapassa os 99%, além de ter uma aplicação tranquila.
“A aplicação do implante contraceptivo é bem rápida e prática, quase indolor, mas, em alguns casos, é recomendado o uso de anestesia local para garantir o conforto do paciente. Após inserido no braço da mulher, ele libera o hormônio sintético ‘etonogestrel’, que é derivado da progesterona. Em seguida, ele é absorvido pela corrente sanguínea, passando a agir com o bloqueio da ovulação e alterando o muco cervical, o que impede a gravidez”, explicou o médico.
Superando os 99%, a taxa de eficácia do implante é comparada à da laqueadura, já que ambos possuem falha de apenas 0,05%.
Patez detalha que o método tem durabilidade de três anos e que começa a fazer efeito contraceptivo a partir dos sete dias de aplicação. Entretanto, ele diz que, após sua retirada, a fertilidade da mulher costuma voltar ao normal já no primeiro mês.
Excetuando-se casos em que a paciente tenha alergia ao ‘etonogestrel’ ou possua trombose, é indicado para mulheres de qualquer idade: “É muito usado para pacientes no início da vida reprodutiva por combater os sintomas da TPM e ajudar no controle do ciclo”, pontua o médico.
Patez explica que, maioria, age como o implante: “Quase todos atuam como bloqueadores da ovulação, mas o DIU de cobre, por exemplo, atua como um método de barreira, já que ele libera íons e dificulta a mobilidade dos espermatozoides, além de também agir dificultando a implantação do óvulo, caso o primeiro quesito falhe. Mas isso não quer dizer que não seja eficaz, assim como o DIU hormonal, que libera baixas doses de progesterona e deixa a camada do útero fina, o que altera o muco e a motilidade tubária, tornando-o também bastante eficaz”, completa.
Nesta quinta-feira (27), o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde…
O guitarrista Tony Bellotto, da banda Titãs, foi diagnosticado com um tumor no pâncreas e…
Tired female worker sit at desk touch back suffer, woman strong backache, incorrect posture concept…
Female scientist examining DNA sequence results on digital tablet in laboratory O câncer é uma…
Estudo mostra que a maioria dos homens só procura atendimento médico quando incentivada por mulheres…
Helix pomatia also Roman snail, Burgundy snail, edible snail or escargot, is a species of…
This website uses cookies.