Redes Sociais
Publicidade

Publicado

no

Ter uma pele saudável requer cuidados, pois é um órgão complexo que responde a uma série de gatilhos ambientais, genéticos e hormonais. Devido a correria do dia a dia, esse cuidado é essencial à noite. O corpo sente o peso da rotina por estar exposto ao sol, poluição do ar, por exemplo. Com menor exposição luminosa e alteração hormonal, a pele acaba produzindo menos secreções, por isso, criar hábitos diários de cuidados como limpeza e hidratação são fundamentais.
 
Dormir bem também ajuda no equilíbrio do ciclo circadiano, que é o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite, dos nossos hormônios e dos neurotransmissores.  Segundo o dermatologista Othelo Amaral, durante uma boa noite de sono, a pele é capaz de ter uma dilatação dos vasos sanguíneos, que melhora a circulação do tecido e o viço da superfície.
 
A empreendedora Larissa Lyra usa vitamina C no rosto antes de dormir, e sem a orientação de um especialista, mas qualquer pessoa pode usar esse produto?
Para o dermatologista, a vitamina C é um antioxidante e não é obrigatório no skincare. O ideal é usar pela manhã antes do protetor solar, pois a função é diminuir o estresse oxidativo causado pelos raios ultravioletas. Qualquer pessoa pode usar, desde que escolha o veículo da vitamina C adequado para sua pele. Por exemplo: jamais usar produtos muito gordurosos para quem tem acne. É um item importante para quem sofre com manchas do sol: melasma e melanoses.
 
Qualquer ação relacionada a saúde precisa da recomendação profissional, ao contrário, trará danos irreparáveis. Algumas doenças de pele abalam o bem-estar e a autoestima.
 
Principais recomendações de cuidados com a pele
 
1-Limpeza: pode ser feita com água micelar, sabonetes e ou syndet;
2-Hidratação: à noite a pele costuma ficar mais ressecada;
3-Aplicação de ativos terapêuticos a depender de uma avaliação da pele para cada pessoa.
 
Os tratamentos noturnos são importantes, pois, é o período em que a pele está mais permeável a qualquer substância devido a vasodilatação. É necessário realizar uma limpeza de pele antes de dormir, caso contrário, as sujeiras do dia podem provocar irritações, dermatites e acne.
 
Receita caseira funciona?
 
A maioria das receitas caseiras são frutos de experimentos populares sem qualquer respaldo científico e, muitas acabam sendo prejudiciais para a pele. No entanto, algumas são muito interessantes. O ideal é perguntar ao seu dermatologista, quais funcionam e são recomendadas para o seu tipo de pele. Além disso, ele pode avaliar a pele e montar uma rotina saudável completa tanto diurna como noturna.
Para finalizar, Othelo Amaral enfatiza que para o tratamento noturno ser eficaz, a pessoa precisa ser bem orientada e focada na resolução de objetivos como, por exemplo, a utilização de ativos específicos para rejuvenescimento, acne, manchas e ou textura da pele para obter bons resultados, além de ter disciplina e constância.

*Matéria produzida por Andréa Ferreira

Publicidade
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Anúncio

Anúncio

INSTITUCIONAL

O Front Saúde

Bem-vindo à Revista Digital Front Saúde! Aqui você encontra as melhores notícias na área da saúde.

E se você soubesse de algo que pudesse salvar a vida de alguém que você ama?