A Frente de Vigilância Genômica de SARS-CoV-2, do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), revelou a identificação de uma nova linhagem do vírus causador da Covid-19. Denominada JN.1 e popularmente conhecida como Pirola, a variante foi detectada por meio do sequenciamento genômico de amostras de pacientes provenientes de diversas cidades pernambucanas.
A identificação da linhagem Pirola aconteceu a partir do processamento de amostras enviadas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen/PE), originárias de municípios como Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Paulista, Recife e Salgueiro. O pesquisador Marcelo Paiva destacou que a presença dessa nova variante é um indício da tendência de aumento de casos no estado.
Segundo Paiva, ao analisar um conjunto de amostras do Lacen/PE, foi possível identificar a circulação da linhagem JN.1, associada ao aumento expressivo de casos não apenas em Pernambuco, mas também em outros estados. A variante Pirola é uma subvariante da Ômicron, destacando-se como um fator preocupante na dinâmica epidemiológica.
O processo de sequenciamento genômico envolveu 46 amostras, resultando em 30 genomas com qualidade superior a 90% de cobertura. Todos esses genomas foram classificados como pertencentes às linhagens e sublinhagens da Ômicron, sendo identificado um genoma específico da linhagem JN.1, a Pirola. Vale ressaltar que esta é a primeira detecção dessa linhagem no estado de Pernambuco.
Os dados obtidos são incorporados semanalmente à plataforma da Rede Genômica Fiocruz, contribuindo para a compreensão do panorama de circulação das diferentes linhagens em todo o país. A identificação precoce e o monitoramento constante dessas variantes são cruciais para o desenvolvimento de estratégias eficazes no enfrentamento da pandemia.
O alerta da presença da linhagem Pirola reforça a importância das medidas preventivas e da aceleração do processo de vacinação. A população deve manter a atenção às recomendações das autoridades de saúde, visando conter a propagação do vírus e proteger toda comunidade.
Fonte: Agência Fiocruz
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.