Covid-19: Brasil alcança 500 mil mortes e população vai às ruas protestar

O Brasil atingiu a marca de 500 mil mortos por Covid-19 no último sábado, data também em que milhares de pessoas foram às ruas protestar contra o governo de Jair Bolsonaro, o atraso na aquisição de vacinas e a falta de políticas de emergência para a contenção da pandemia.

Essa é a terceira manifestação de rua que pede o impeachment do presidente. O primeiro ocorreu no dia 19 de maio, o segundo em 29 de maio e agora o terceiro, 19 de junho e que teve como mote principal o recorde de óbitos atribuídos a política do governo federal para a saúde.

Artistas, integrantes de movimentos sociais, políticos, professores, estudantes e trabalhadores de várias categorias se reuniram em mais de 400 cidades do Brasil e do exterior. O ato na Avenida reuniu cerca de 100 mil pessoas. Em outras capitais, como Rio de Janeiro, os organizadores calcularam 70 mil pessoas. Em Belém, uma marcha marcou o 19J, com saída do Mercado de São Brás até a Praça da República. Durante todo o trajeto, lideranças sindicais e representantes de movimentos sociais mobilizaram a população pelo impeachment do presidente Bolsonaro.

Os atos do 19J também reforçaram a adoção de todas as medidas para evitar riscos de contaminação. Os organizadores também distribuíram álcool em gel e máscaras de proteção, além de reforçarem a importância do distanciamento.

Ranking da vacinação – No Brasil, a vacinação começou no fim de janeiro e até o mês de maio, segundo a plataforma de dados Our World In Data, mais de 52 milhões de doses já foram administradas. Foram 24 doses por 100 habitantes (contando primeiras e segundas doses em alguns casos). Já em Israel, o país com a maior taxa de vacinação do mundo, 121 doses por 100 habitantes.

No Chile, o país da América Latina que mais rapidamente tem vacinado sua população, essa taxa é de 86,7. Em números absolutos, os Estados Unidos é o país que mais administrou doses de vacinas contra a Covid-19, cerca de 273,5 milhões de doses.

Editor

Recent Posts

Argentina limita preço de planos de saúde após disparada

Após meses de aumentos exorbitantes nos preços dos planos de saúde na Argentina, o governo…

3 dias ago

O impacto da judicialização na saúde suplementar brasileiro

O aumento significativo da judicialização tem sido um obstáculo cada vez maior para o sistema…

3 dias ago

Saiba quais infecções podem voltar e como se prevenir delas

Ao contrário de algumas doenças que oferecem imunidade vitalícia após uma única exposição, como rubéola,…

3 dias ago

Seguradoras de saúde inovam para enfrentar desafios do setor

As seguradoras de saúde brasileiras estão adotando estratégias proativas para lidar com os crescentes custos…

4 dias ago

Enfermeiros contra empresas com IA: entenda os dois lados

Na vanguarda da inovação tecnológica, a Nvidia revelou em sua última conferência uma parceria estratégica…

4 dias ago

Walmart encerra suas 51 clínicas e serviços virtuais de saúde

O Walmart anunciou na terça-feira o fechamento de todas as suas 51 clínicas de saúde…

4 dias ago

This website uses cookies.