Covid-19: Brasil alcança 500 mil mortes e população vai às ruas protestar

O Brasil atingiu a marca de 500 mil mortos por Covid-19 no último sábado, data também em que milhares de pessoas foram às ruas protestar contra o governo de Jair Bolsonaro, o atraso na aquisição de vacinas e a falta de políticas de emergência para a contenção da pandemia.

Essa é a terceira manifestação de rua que pede o impeachment do presidente. O primeiro ocorreu no dia 19 de maio, o segundo em 29 de maio e agora o terceiro, 19 de junho e que teve como mote principal o recorde de óbitos atribuídos a política do governo federal para a saúde.

Artistas, integrantes de movimentos sociais, políticos, professores, estudantes e trabalhadores de várias categorias se reuniram em mais de 400 cidades do Brasil e do exterior. O ato na Avenida reuniu cerca de 100 mil pessoas. Em outras capitais, como Rio de Janeiro, os organizadores calcularam 70 mil pessoas. Em Belém, uma marcha marcou o 19J, com saída do Mercado de São Brás até a Praça da República. Durante todo o trajeto, lideranças sindicais e representantes de movimentos sociais mobilizaram a população pelo impeachment do presidente Bolsonaro.

Os atos do 19J também reforçaram a adoção de todas as medidas para evitar riscos de contaminação. Os organizadores também distribuíram álcool em gel e máscaras de proteção, além de reforçarem a importância do distanciamento.

Ranking da vacinação – No Brasil, a vacinação começou no fim de janeiro e até o mês de maio, segundo a plataforma de dados Our World In Data, mais de 52 milhões de doses já foram administradas. Foram 24 doses por 100 habitantes (contando primeiras e segundas doses em alguns casos). Já em Israel, o país com a maior taxa de vacinação do mundo, 121 doses por 100 habitantes.

No Chile, o país da América Latina que mais rapidamente tem vacinado sua população, essa taxa é de 86,7. Em números absolutos, os Estados Unidos é o país que mais administrou doses de vacinas contra a Covid-19, cerca de 273,5 milhões de doses.

Editor

Recent Posts

Fiocruz desbrava a Antártica em busca de novos vírus

O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…

9 horas ago

OMS: veja as novidades sobre Simpósio, G20 e Mpox

No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…

9 horas ago

Ação tem levado saúde a comunidades isoladas no Baixo Tapajós

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…

2 dias ago

Brasil e OMS se unem pela eliminação do câncer cervical

O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…

2 dias ago

Diabetes: + de 800 milhões de casos e 450 milhões sem acesso

O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…

2 dias ago

Alice Saúde: o plano empresarial com menor reajuste do mercado

Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…

3 dias ago

This website uses cookies.