Evento internacional reúne líderes mundiais para discutir mudanças climáticas e seus impactos na saúde
No último domingo (3), a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, marcou presença na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O foco da participação da ministra foi apresentar a proposta brasileira de um novo Plano de Adaptação e Mitigação Climática no setor da Saúde.
Durante o evento, a ministra enfatizou a necessidade de uma resposta coletiva da comunidade internacional diante das alterações climáticas, ressaltando os impactos mais significativos sobre as populações vulneráveis. O apelo foi feito considerando os efeitos das mudanças climáticas na proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya, além do impacto na qualidade da água e na produção de alimentos.
Nísia Trindade alertou para o aumento da demanda por serviços de saúde, vigilância e promoção da saúde decorrentes dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Ela destacou que tais transformações exigirão dos países investimentos significativos na expansão do acesso aos serviços de saúde.
No contexto brasileiro, a ministra ressaltou a importância do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e do Plano de Transição Ecológica apresentado pelos ministros Fernando Haddad e Marina Silva na COP 28. Para enfrentar os desafios climáticos, o Brasil planeja investir em telessaúde, garantindo o acesso a consultas e cuidados especializados mesmo em situações de transporte inoperante.
Ao longo do fim de semana, a COP-28 abrigou debates sobre compromissos políticos e financeiros, respostas da saúde às mudanças climáticas no contexto do Grupo G20 – bloco que o Brasil preside atualmente –, e discussões sobre a interligação entre questões climáticas e saúde. As comitivas dos países participantes se preparam para elaborar uma Declaração sobre Clima e Saúde da COP-28, visando fortalecer a cooperação internacional diante dos desafios climáticos.
Fonte: Ministério da Saúde
Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde oficializou a criação de um Grupo de Trabalho…
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) busca ampliar a infraestrutura nacional em diversas áreas,…
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
This website uses cookies.