Saúde Tech

Conheça as principais inovações da medicina de 2022

2023 iniciou e agora podemos olhar para trás e analisar as novidades em relação a medicina do ano passado. Sejam descobertas, tecnologias, diagnósticos ou até mesmo formas de tratamento e gestão.

Citar a pandemia parece clichê, mas esse evento mostrou o despreparo da comunidade da saúde para algo dessa magnitude e que por muito tempo estiveram numa zona de conforto silenciosa.

A pandemia fez com que os profissionais da saúde que estavam numa rotina constante em suas vidas, tivessem que correr, o que consequentemente trouxe novidades, como melhores resultados em diagnósticos, rapidez e facilidade no compartilhamento de informações e na redução de custos sem perder a qualidade.

Isso tudo chamou a atenção de investidores, seja do setor público ou do setor privado, já que a medicina acabou se tornando um mercado tanto atrativo como lucrativo. Claro, beneficiando a população, com uma vida mais longa e saudável.

Os destaques foram:

  • As vacinas de RNA de segunda geração, o que fará com que sejam mais seguras e precisas nos combates de doenças, além de terem um desenvolvimento mais rápido para a produção, validade e curto tempo para comercialização. E especificamente as nanopartículas de mRNA, com que possam ser produzidas em larga escala, e um direcionamento e imunogenicidade aprimorados.
  • A engenharia de tecidos poderá ajudar na doação de órgãos mais precisa sem rejeição ou até mesmo fila de espera, pelo trabalho em reparação de órgãos com materiais biossimilares e com células tronco.
  • A PSMA PET-Scan é uma tecnologia criada para diagnosticar o câncer de próstata, detectando uma proteína que está presente na maioria das células desse câncer através de imagem. Após injetar um marcador, o PET scan captura a imagem formado em 3D.
  • A inteligência artificial vai poder coletar infinidades de dados e informações para diagnósticos e tratamentos mais assertivos, podendo por exemplo avaliar vários pontos dos pacientes para um diagnóstico que um médico não conseguiria.
  • A realidade virtual trará um treinamento maior para os profissionais da saúde, fazendo com que tenham mais prática e capacidades sem fazer com que um paciente corra riscos em situações de alta complexidade. O que já vem acontecendo em algumas instituições.
  • A nanotecnologia teve grandes avanços e acredita-se que poderá em breve fazer procedimentos como entregar um medicamento diretamente para a célula doente ou chegar a lugares em que um médico não poderia operar por causa de sua precisão não humana.

Os avanços aconteceram e definitivamente teve um impacto grande na comunidade seja acadêmica ou científica e tendo uma visão melhor do corpo humano como algo único, o futuro da medicina pode ser ainda melhor nos próximos anos.

Romeu Lima

Recent Posts

Brasil e OMS analisam resistência ao Dolutegravir no HIV

Os antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg em um único comprimido Foto: divulgação do Fiocruz…

10 horas ago

Pará terá ajuda emergencial contra dengue em três cidades

Arte da apresentação do "Movimento Brasil contra a Dengue" feita pelo Ministério da Saúde O…

1 dia ago

O que as maiores pandemias da história nos ensinam?

Herói médico trabalhando durante a pandemia global de coronavírus Por Rawpixel Há cinco anos, o…

2 dias ago

70% da saúde é mulher, mas só 30% lideram: por quê?

Profissionais de saúde do sexo feminino sentadas em um hospital, de corpo inteiro Por monkeybusiness…

2 dias ago

Ora-pro-nóbis banido de suplementos alimentares pela Anvisa

Mãos femininas cortando ora-pro-nobis na tábua de cortar. Pereskia aculeata é uma planta popular no…

5 dias ago

SUS oferece reconstrução dentária para vítimas de violência

Mulher fazendo tratamento dentário Foto de Matheus Oliveira para SES-DF Sistema Único de Saúde (SUS)…

5 dias ago

This website uses cookies.