Do total, cerca de 13 mil correspondem a vagas criadas em 2023. Mais de 4 mil municípios são atendidos pelo programa
Seis meses após a retomada do Mais Médicos pelo Governo Federal, o programa bateu recorde histórico de profissionais ao atingir a marca de 18,5 mil médicos em atuação na atenção primária à saúde em todo Brasil. Até então, o maior número de profissionais em atividade foi em 2015, no Governo Dilma, com 18,2 mil médicos. Nesse período havia uma ampla participação de médicos cubanos – que representavam mais de 60% do total. Agora, a maior parcela é de médicos brasileiros formados no Brasil, seguido de brasileiros formados no exterior.
Do total de médicos em atuação, cerca de 13 mil correspondem a novas vagas abertas em 2023 pela gestão da ministra Nísia Trindade. Após o desmonte da política nos últimos anos, o crescimento do Mais Médicos reflete a importância do programa para garantir o acesso à saúde dos brasileiros, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade. São mais de 4.000 municípios atendidos, com maior concentração de médicos nas periferias, interior do país e regiões pobres.
A expectativa é, até o fim de 2023, ampliar ainda mais o provimento médico em todas as regiões do país, alcançando 28 mil profissionais atuando pelo programa. Desde março, o Ministério da Saúde abriu vagas em duas modalidades. O modelo de coparticipação, inédito no programa, teve a adesão de mais de 2595 municípios brasileiros. Nesse formato, os gestores locais entram com uma contrapartida em parceria com o Governo Federal.
A retomada do programa também trouxe mais oportunidades de formação e especialização para os profissionais, com prioridade para médicos brasileiros formados no Brasil. Com a atuação em 4 anos pelo programa em área de vulnerabilidade, o profissional formado pelo FIES receberá um benefício para o pagamento do financiamento. O Mais Médicos também dará oportunidade de especialização e mestrado durante o tempo de atuação no programa, além de outros benefícios para os que atuarem nas regiões de difícil fixação de profissionais.
Texto do Ministério da Saúde
Foto: Ana Lúcia Guimarães De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer…
Foto: Ascom Uepa CCBS - Diane Maués A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por…
Foto: Beatriz Reis - ge Pará O clássico ReXPa, na noite desta quarta-feira (7), foi…
Foto: Paulo Pinto - Agência Brasil O Brasil avançou cinco posições no ranking de desenvolvimento…
Joédson Alves - Agência Brasil A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adverte sobre anúncios…
Foto: Mauro Ângelo - Diário do Pará A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria…
This website uses cookies.