O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo continua a avançar no campo da saúde, desta vez realizando uma inovadora revisão de prótese total de joelho por meio do sistema robótico CORI da Smith Nephew, o único equipamento capaz de executar esse tipo de cirurgia.
Esse procedimento pioneiro na América Latina foi conduzido pelos médicos do Serviço de Joelho do HSVP e da Clínica IOT, André Kuhn e Vinicius Canello Kuhn.
A cirurgia foi realizada em 5 de outubro em um paciente masculino de 40 anos, que recebeu alta médica em apenas 72 horas. O cirurgião André Kuhn explicou que o procedimento inédito visava corrigir complicações de cirurgias prévias relacionadas à artrose e infecção periprotética. Até então, cirurgias robóticas semelhantes eram realizadas apenas nos Estados Unidos e Porto Rico.
Segundo o Dr. André Kuhn, a cirurgia robótica de revisão é a melhor alternativa para pacientes que já têm uma prótese de joelho e precisam substituí-la. O robô permite o planejamento e a execução do procedimento, facilitando o alinhamento do membro inferior e, principalmente, os cortes ósseos necessários para a preparação da nova prótese.
Isso resulta em uma assistência reduzida de instrumentos cirúrgicos, o que, por sua vez, reduz os custos de logística e esterilização. Os pacientes podem contar com uma execução técnica aprimorada e maior segurança nos resultados.
Além disso, na próxima quinta-feira, o Serviço de Joelho celebrará a realização de 200 cirurgias ortopédicas robóticas no interior do Rio Grande do Sul. Desde o ano passado, a equipe do HSVP/IOT utiliza o robô CORI em procedimentos de artroplastia total de joelho, sendo pioneira no Brasil na utilização dessa tecnologia de segunda geração, que oferece maior precisão, qualidade e resultados mais eficazes aos pacientes.
O diretor técnico médico, Dr. Adroaldo Mallmann, enfatiza que o Hospital São Vicente de Paulo sempre foi líder na adoção de tecnologias avançadas e a cirurgia robótica para o joelho representa mais um passo em direção à excelência na área médica.
O investimento nessa inovação visa aprimorar os procedimentos cirúrgicos, reduzir sangramentos e diminuir o tempo de internação dos pacientes. Além disso, o hospital está expandindo seu uso da robótica, com previsão de aquisição de outro robô da empresa AMPLITUDE em 2024, que será utilizado na ortopedia.
O Centro de Robótica da instituição já conta com o robô Versius, que tem demonstrado excelentes resultados em procedimentos abdominais e torácicos.
Fonte: ANAHP
O programa Fioantar, conduzido pela Fiocruz, deu início a uma nova etapa nesta quarta-feira (20).…
No dia 13 de dezembro de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização…
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) está liderando uma importante missão para…
O câncer do colo do útero, terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil, tem…
O diabetes tem se tornado uma preocupação crescente no cenário global. Segundo dados divulgados pela…
Os custos com planos de saúde empresariais são uma das principais despesas das empresas no…
This website uses cookies.