Cirurgia de reconstrução da mama resgata a qualidade de vida de mulheres

O câncer de mama é considerado a forma mais comum da doença entre as mulheres. A campanha mundial cujo objetivo é proporcionar mais acesso a informação e aos serviços de diagnóstico e de tratamento, o Outubro Rosa  estimula a prevenção da doença e acesso amplo à informação.


Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura podem ser em até 90%. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, pelo menos oito mil novos casos de câncer de mama podem ser diagnosticados até o final do ano.

Além do impacto da descoberta de um câncer, as pacientes ainda precisam lidar com o sofrimento físico, quando necessário, com a mastectomia, cirurgia para retirada total ou parcial da mama, indicada na maioria dos casos como parte do tratamento. “A cirurgia de reconstrução da mama não tem apenas um valor estético, é fundamental para a qualidade de vida e autoestima da paciente”, explica o cirurgião plástico Luiz Fernando Barros.

A reconstrução mamária é um procedimento cirúrgico, cada vez mais avançado, que é capaz de trazer de volta a autoconfiança e qualidade de vida da mulher. “A cirurgia é complexa e com uma série de variações que dependem das características do tumor, do tipo de tratamento e da mastectomia pela qual a paciente for submetida”, afirmou o cirurgião plástico.

Nos casos em que a pele e a gordura da região mamária foram preservadas ao máximo, é possível realizar a prótese de silicone logo após a mastectomia. “Já em mulheres que perderam mais tecido, é indicado o implante de um expansor que esticará a pele e aumentará seu volume aos poucos para, em breve, dar lugar a uma prótese de silicone definitiva” comentou o médico.

Nos casos mais radicais, em que a mulher perde uma grande quantidade de gordura e pele, incluindo, muitas vezes, os mamilos e as aréolas, a reconstrução tem que ser feita por meio de um retalho, de uma parte da pele de outra região do corpo, que é utilizada para cobrir o local em que há escassez de tecidos. “Lembrando que o médico responsável será capaz de opinar sobre qual a melhor opção para cada caso, esclarecer as dúvidas e aprofundar as informações sobre o procedimento escolhido”, concluiu.

*Com informações da assessoria

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Autismo: desafios e a luta por inclusão no Brasil e no Mundo

Fita com peças de quebra-cabeça coloridas e figura de madeira em fundo escuro, lugar para…

11 horas ago

Abril Azul: 10 dicas com especialistas para apoiar e incluir pessoas autistas

Vista superior do garoto especial com autismo entre outro em fundo verde Por LightFieldStudios O…

13 horas ago

Pará Pet Show em Belém foi um sucesso com mais de 10 mil pessoas

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Arena Guilherme Paraense, o "Mangueirinho", no último final…

1 dia ago

Fique atento! Golpistas usam nome da Anvisa em novo golpe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta urgente nesta terça-feira (1º) sobre…

2 dias ago

Felicidade tem preço? Entenda a relação com o dinheiro

Happy Businessman and Businesswoman Standing in a Pile of Money, Success and Wealth Concept Dinheiro…

3 dias ago

Reajuste de remédios em 2025: menor aumento desde 2018

Heap of assorted various medicine tablets and pills different colors Desde 2018, os medicamentos terão…

3 dias ago

This website uses cookies.